Araucária

IMPOSTO DE RENDA: Doação ao Fundo da Infância gera apoio a projetos sociais no município

O contribuinte que tem Imposto de Renda (IR) a pagar ou a restituir pode fazer a doação de parte do valor ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência do Município de Araucária (FIA) e, com isso, apoiar a projetos e programas voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. É possível realizar a doação ainda este ano (até o último expediente bancário) e ela ser deduzida do imposto de renda a ser declarado em 2019.

No próximo ano, R$ 660 mil do FIA serão investidos em projetos sociais do município. A Prefeitura de Araucária também destinou R$ 500 mil ao FIA, o que proporcionou a ampliação de projetos contemplados e o custeio de cursos de capacitação profissional por meio da parceria entre o Senai e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

De acordo com o FIA, as instituições que estão recebendo financiamento em 2018 para início da execução dos projetos em 2019 são: Projeto Vencer (da Associação Esportiva Vencer), Projeto Garoto Cidadão (da Fundação CSN), Projeto Cidadania Digital (da GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), Projeto Ampliação do Laboratório de Informática da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Projeto de Equoterapia para crianças e Adolescentes do Município de Araucária (da Associação de Pais, Professores e Funcionários – APPF do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual Joelma do Rocio Túlio) e o Projeto Navegar (do Centro Educacional Social Schonorr).

Para Jamil de Jesus dos Santos, presidente e coordenador do Projeto Vencer, uma das instituições do município contempladas na avaliação realizada pelo FIA, o recurso financeiro irá ajudar na compra de materiais esportivos e no transporte para competições, além da aquisição de alimentação. O projeto atende a crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, da região do Jardim Califórnia e Jardim Arvoredo oferecendo atividades que valorizam práticas saudáveis, o respeito mútuo e a convivência.

A doação de parte do imposto de renda ao FIA também está beneficiando Luciano Felipe de Oliveira, de 18 anos, morador do Jardim Industrial. O recurso do Fundo ajudou a garantir cursos profissionalizantes que podem dar uma nova perspectiva de vida a jovens como ele. Luciano foi encaminhado pelo CRAS Califórnia e está concluindo o curso de Assistente de RH, pelo Senai. “Esse curso me deu a direção para gostar da área de Recursos Humanos”, avaliou o jovem.

Ainda neste ano – A doação antecipada à declaração deve ser realizada por meio de depósito bancário identificado com CPNJ ou CPF do doador. A pessoa física (cidadão) pode doar até 6% e as empresas até 1% do imposto calculado pelo lucro real. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3614-1411 ou e-mails: naf.smas@araucaria.pr.gov.br efundodainfancia@araucaria.pr.gov.br , para que o fundo informe a Receita Federal a doação recebida pelo contribuinte.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) faz um trabalho criterioso para avaliar e selecionar os projetos, por meio de editais de Chamamento Público. O FIA/Municipal é gerenciado pelo CMDCA, que tem em sua composição representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Dados para depósito e declaração IR: CNPJ nº 19.040.092/0001-61 – Conta Corrente nº 48.020-7 – Banco do Brasil – Agência 1467-2.

 

Prefeitura de Araucária- 05/12/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.