De bicicleta, com pouco dinheiro e muita vontade de realizar sonhos. É isso que deseja o jovem ponta-grossense Maruan Matheus Moreira, de 26 anos. Ele é fotógrafo e decidiu partir para uma jornada pra lá de diferente pelo Brasil: contornar a maior parte do litoral brasileiro e chegar até São Luis, Maranhão.
Parece loucura! Mas Maruan já está na reta final da viagem e seu objetivo é chegar em São Luis até o fim de novembro. Ainda faltam cerca de 500 quilômetros.
Com apenas R$ 800 e algumas roupas, Maruan partiu em novembro e se sustenta na viagem fotografando turistas e vendendo adesivos. Em entrevista ao Portal A Rede, parceiro da Banda B, ele contou que sempre teve vontade de viajar.
“A falta de dinheiro acabava prejudicando e também passei por um momento muito difícil durante a pandemia. Até que em determinado momento eu pensei, o que eu tô fazendo da minha vida?”, conta Maruan, que trabalha como fotógrafo e registra toda a jornada pelo Brasil em imagens no perfil do Instagram @deixaabikemelvar.
O questionamento fez com que ele começasse a pesquisar sobre pessoas que viajam usando caronas ou no estilo mochilão.
Perrengues?
Como em todas as viagens, os problemas também costumam aparecer. “No primeiro dia de viagem eu caí um baita tombo, quando ainda estava em Castro, e tive que gastar quase metade da grana que eu tinha para viagem toda”, lembrou o fotógrafo.
Na medida em que avançou na viagem e foi cruzando cada vidade, Maruan passou a perceber que conseguiria ir mais longe. Quando chegar em São Luis, o plano de Maruan é conseguir uma rifa para pagar uma passagem de volta de avião até Ponta Grossa.
Como ajudar na viagem?
Quem quiser ajudar Maruan nesta jornada ou até mesmo no retorno dele para a Ponta Grossa, onde mora com os avós, o pix é o deixaabikemelevar@gmail.com; também é possível entrar em contato com o ciclista pela página no Instagram.
Banda B