Araucária

Nota de Esclarecimento (SMMA) – Caso do Bugio – Condomínio em Araucária

Aécio Novitski / Ivone Souza –  Redação Araucária no Ar

A Prefeitura Municipal de Araucária informa que não tem atribuição legal para retirar animais de vida livre, e apesar disso fez o possível para que a remoção segura do animal fosse realizada, articulando com a Prefeitura de Curitiba e a Força Verde. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do batalhão da Força Verde estavam se dirigindo ao local preparados e dispostos a realizar a captura e encaminhamento do animal. Entretanto, o Instituto Ambiental do Paraná não autorizou a ação.

O IAP é o órgão responsável pela remoção de animais silvestres de vida livre, conforme dito no site da Instituição:

”Desde então, o IAP passou a ser o órgão estadual responsável pela gestão e o controle das atividades de uso e manejo de fauna silvestre em cativeiro, bem como daquelas que envolvem apanha e captura de animais silvestres em vida livre.” (www.iap.pr.gov.br/pagina-1476.html)

Segundo representante do IAP, a autorização não seria dada pois o bugio não deve ser retirado do bando ou aprisionado, animais de vida livre são de responsabilidade do IBAMA e que aquele local tornou-se habitat do bugio, já que foi alimentado pela população.

Porém segundo os levantamentos efetuados pela SMMA e relatos de moradores do condomínio, há apenas um animal frequentando o local há mais de quatro meses, o que indica que o bugio foi excluído de seu bando.

Caso a SMMA retire o bugio sem a autorização do IAP, a Prefeitura pode ser multada por crime ambiental. Segundo análise de técnicos responsáveis, é aconselhável a retirada do animal para prevenir que o risco de novos acidentes por mordedura e de crime ambiental contra o animal, aconteçam.

A Prefeitura Municipal de Araucária informa que comunicará o Ministério Público sobre o caso e se encontra disponível e preparada para a retirada, em conjunto a Força Verde e Prefeitura de Curitiba, caso obtenha a autorização do órgão competente.

 

Prefeitura de Araucária- 19/11208

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.