Araucária

Nota de Esclarecimento (SMMA) – Caso do Bugio – Condomínio em Araucária

Aécio Novitski / Ivone Souza –  Redação Araucária no Ar

A Prefeitura Municipal de Araucária informa que não tem atribuição legal para retirar animais de vida livre, e apesar disso fez o possível para que a remoção segura do animal fosse realizada, articulando com a Prefeitura de Curitiba e a Força Verde. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do batalhão da Força Verde estavam se dirigindo ao local preparados e dispostos a realizar a captura e encaminhamento do animal. Entretanto, o Instituto Ambiental do Paraná não autorizou a ação.

O IAP é o órgão responsável pela remoção de animais silvestres de vida livre, conforme dito no site da Instituição:

”Desde então, o IAP passou a ser o órgão estadual responsável pela gestão e o controle das atividades de uso e manejo de fauna silvestre em cativeiro, bem como daquelas que envolvem apanha e captura de animais silvestres em vida livre.” (www.iap.pr.gov.br/pagina-1476.html)

Segundo representante do IAP, a autorização não seria dada pois o bugio não deve ser retirado do bando ou aprisionado, animais de vida livre são de responsabilidade do IBAMA e que aquele local tornou-se habitat do bugio, já que foi alimentado pela população.

Porém segundo os levantamentos efetuados pela SMMA e relatos de moradores do condomínio, há apenas um animal frequentando o local há mais de quatro meses, o que indica que o bugio foi excluído de seu bando.

Caso a SMMA retire o bugio sem a autorização do IAP, a Prefeitura pode ser multada por crime ambiental. Segundo análise de técnicos responsáveis, é aconselhável a retirada do animal para prevenir que o risco de novos acidentes por mordedura e de crime ambiental contra o animal, aconteçam.

A Prefeitura Municipal de Araucária informa que comunicará o Ministério Público sobre o caso e se encontra disponível e preparada para a retirada, em conjunto a Força Verde e Prefeitura de Curitiba, caso obtenha a autorização do órgão competente.

 

Prefeitura de Araucária- 19/11208

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.