Redação

Nova ambulância UTI móvel chega a Araucária e eleva padrão do atendimento de urgência e emergência

Araucária recebeu um importante reforço para a estrutura de Urgência e Emergência: uma ambulância moderna, equipada no padrão de UTI móvel. O veículo foi entregue nesta quarta-feira (03) durante solenidade no Palácio Iguaçu, como parte do pacote de 150 ambulâncias distribuídas pelo Governo do Estado. O investimento total, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chega a R$ 82,5 milhões.

A nova ambulância, avaliada em cerca de R$ 550 mil, possui equipamentos de alta complexidade, como ventilador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil, acesso lateral aos cilindros de oxigênio e cadeira de rodas. O objetivo é qualificar o atendimento em situações críticas e ampliar a capacidade de resposta do SUS no município.

De acordo com Ana Taborda, diretora do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde, o reforço chega para fortalecer o atendimento local.

“Esta ambulância vai ampliar a capacidade de resposta em situações críticas, servir como retaguarda ao SAMU 192 e otimizar o fluxo assistencial em ocorrências de maior gravidade”, destacou.

O prefeito Gustavo Botogoski, que participou da entrega ao lado da secretária de Saúde, Renata Knopik Botogoski, ressaltou o impacto direto na vida dos moradores:

“É mais segurança, mais agilidade e mais qualidade no cuidado com a nossa população”, afirmou.

O governador Ratinho Júnior também comentou sobre o avanço no atendimento de urgência no Estado. Ele lembrou que o Paraná contava com 65 ambulâncias de UTI até então.

“Só nesta entrega estamos colocando 150 unidades à disposição, mais do que o dobro das que já existem hoje. Vamos chegar a 215 ambulâncias desse tipo atendendo a população”, disse.

Nesta primeira etapa, 100 ambulâncias foram destinadas a cidades que já possuem Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu, municípios com potencial de expansão do serviço e unidades próprias do Estado. As outras 50 serão repassadas nos próximos dias, completando o pacote anunciado.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.