
O trânsito no Contorno Sul (BR-376) de Curitiba terá um fluxo de meia pista pelos próximos seis meses em alguns pontos, de acordo com o planejamento da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), do Governo do Estado. As obras de instalação do sistema de iluminação e dispositivos de segurança começaram às 9h desta segunda-feira (24), no Km 587, na interseção com a BR 277, no sentido CIC (Cidade Industrial de Curitiba).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a instalação dos postes de iluminação será feita no canteiro central, portanto, a faixa da esquerda estará interditada no período das 09h às 17h. A previsão da empresa é que a instalação seja no ritmo de 1 quilômetro por semana.
Ainda conforme a PRF, a partir de 16 de janeiro, está previsto o início das obras no sentido São Braz, até finalizar novamente na interseção com a Rodovia do Café. No total, serão 10,7 quilômetros de extensão.
Revezamento
Para tentar reduzir o impacto regional da realização da obra, a execução do projeto será por revezamento de lados. Wanderlei Marconi, representante da Marandel, explicou que, primeiramente a obra contempla o sentido Linha Verde.
Optamos em fazer primeiramente um lado todo, sentido BR-277-Linha Verde. Depois, retornamos do outro lado, pela pista Linha Verde-BR-277. Vai ser algo em torno de 1 quilômetro por semana porque ele vai se deslocando ao longo dos 10,7 quilômetros. A medida que vamos avançando, o fluxo vai ficando melhor, com todos os resultados positivos”, explica Wanderlei, em entrevista ao Portal Nosso Dia. A Marandel e a Engeluz são as duas empresas que formaram um consórcio para a execução da obra.
Conforme as instalações forem concluídas em cada trecho, as luzes serão ligadas. Além da iluminação no canteiro central, a obra prevê iluminação em LED nas vias marginais, em trechos de travessias e obras de arte ainda não iluminadas, e contempla, ainda, a instalação de dispositivos de segurança como sinalização, barreiras de concreto e defesas metálicas, buscando evitar o choque direto dos veículos em postes instalados em um eventual acidente.
Paciência x benefício
Até lá, é preciso paciência e atenção redobrada dos motoristas. “É aconselhável evitar o local e, caso isso não seja possível, redobrar a atenção. Serão seis meses de execução de uma obra extremamente necessária e que trará benefícios para toda a população”, disse o presidente da Comec, Gilson Santos.

Segundo o policial rodoviário federal José Hamilton de Farias, chefe-substituto da Delegacia de Colombo, os usuários terão o benefício e a segurança, em breve. “A gente pede que o usuário entenda o grande benefício que será essa obra. A gente sabe que, no primeiro momento, o trânsito vai ter uma lentidão, mas fluidez. Na sequência, a obra vai correr de uma maneira mais normalizada e logo veremos os benefícios”, garante o PRF ao Portal Nosso Dia.
Atualmente, o fluxo no Contorno Sul é de 60 mil veículos diariamente, com registro de 250 acidentes por ano. Entre as principais colisões: atropelamento noturno e batidas contra carros no acostamento.
O presidente da Diretoria da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Alaides Francisco de Oliveira, acredita que a obra atenderá a inúmeras reivindicações. “Essa obra está bem projetada e o prazo também não é tão dilatado. Até porque temos 220 mil habitantes e 16 mil empresas, é mais que muitos municípios. Vai atender a muitas reivindicações que temos, que inclui assaltos, riscos de deslocamentos de ônibus, carro, a pé, bicicleta. Sem contar que é um trecho usado por muita gente que não mora e nem trabalha aqui, mas passa diariamente”, finaliza, em entrevista ao Portal Nosso Dia.
Mudança
Além do fluxo em meia pista, algumas linhas do transporte coletivo metropolitano também poderão ser impactadas em suas operações, em especial as linhas J02 Campo Largo – Camp. do Siqueira e J62 CTBA – Campo Largo. Uma equipe da Superintendência de Trânsito (Setran), de Curitiba, acompanhará diariamente os serviços, organizando o desvio pelas marginais.
Ainda, de acordo com a Comec, outro trecho deverá ser contratado, logo após a finalização dessa etapa: mais quatro quilômetros de iluminação até a interseção do Contorno Sul com a BR-116, na região do Ceasa.
Nosso Dia