Araucária

Outono no Paraná deverá ter eventos meteorológicos ‘severos’; de geada a tempestades

O outono já comanda o Paraná. A segunda estação mais fria do ano teve o pontapé inicial na manhã desta segunda-feira (20). Sem fenômenos como La Niña ou El Niño atuando, a previsão é de um outono típico, com eventos meteorológicos ‘severos’, como tempestades e geadas.

Outono começou na manhã desta segunda-feira (Foto: Luiz Costa SMCS)

No Paraná, historicamente, ocorre uma redução das chuvas no outono. No final da estação, no mês de junho, as massas de ar frio ficam mais persistentes sobre o continente proporcionando períodos mais estendidos da condição de atmosfera estável. Com isto estão previstos eventos de geadas formadas nos vales, quando após a progressão das frentes frias ingressam massas de ar mais frias.

Em comparação a anos anteriores, o que chama a atenção é que não há fenômenos meteorológicos atuando, que normalmente causam um índice maior de chuva e temperaturas mais altas, conforme descreveu à Banda B o meteorologista Cesar Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar.

“Será uma estação bem comportada, com a queda na chuva e a entrada de massas de ar polar. São previstos eventos meteorológicos severos, como tempestades, uma vez que temos  a possibilidade de dias seguidos sem chuva e a entrada de frentes frias com muita força”, descreveu o meteorologista.

Sem a ação de fenômenos, a possibilidade de temperaturas mais frias do que nos últimos anos ganha força. Desde a semana passada, inclusive, os curitibanos já percebem dias mais frios. Hoje a capital amanheceu com 14°C. Nos próximos dias, a tendência é que continue da mesma forma, com temperaturas variando entre 12°C e 24°C.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.