Nesta sexta-feira (29), serão efetuados os pagamentos da primeira parcela do 13º salário e do lote de restituições da malha fina de novembro do Imposto de Renda. Ao todo, 221.597 contribuintes terão direito a um montante de R$ 558,8 milhões, sendo R$ 306,9 milhões destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.
Neste ano, os contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos na lista de prioridades devido às enchentes que atingiram o estado. Além disso, a maior parte dos prioritários (88.246 contribuintes) informou a chave Pix do tipo CPF ou utilizou a declaração pré-preenchida, o que dá preferência no recebimento desde o ano passado.
Outros grupos prioritários incluem 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos, 8.898 cuja principal fonte de renda é o magistério, 8.643 residentes no Rio Grande do Sul, 4.802 idosos acima de 80 anos e 3.570 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave. O lote é concluído por 73.151 contribuintes que não se enquadram em nenhuma dessas categorias e não informaram chave Pix.
Para consultar se está na lista de contemplados, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal na internet ou o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Os pagamentos serão realizados na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja no lote atual, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração e identificar possíveis pendências. Havendo necessidade, basta enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.