
Uma solenidade na tarde desta segunda-feira (22) marcou a inauguração do Procon Municipal em Araucária. O atendimento ao público começa nesta terça (23), a partir das 8 horas. A unidade de Araucária, sob gestão da Prefeitura, quer aproximar consumidores e fornecedores visando a solução de impasses, prioritariamente, por meio de conciliação. Profissionais da área de Direito farão o atendimento por meio de senhas disponibilizadas de acordo com ordem de chegada.
O prefeito Hissam Hussein Dehaini destacou que o espaço representa “um grande ganho para Araucária” e que agora a população passa a contar com apoio para resolver problemas como os relacionados ao serviço de telefonia, área líder em reclamações por parte dos consumidores. O prefeito também destacou o cumprimento do acordo com o Ministério Público para a implantação do Procon local. O acordo foi cumprido com 30 dias de antecedência, graças ao empenho da equipe envolvida. Para a vice-prefeita Hilda Lukalski Seima, o Procon Municipal dá aos moradores a “oportunidade de exercer o Direito do Consumidor de forma plena”.
O Procon Araucária já estava previsto em 2005 (lei nº 1.610/2005), mas só agora saiu do papel. O atendimento será das 8h às 14 horas no prédio onde funcionava a Codar (Rodovia do Xisto nº 5815, Sabiá); junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE).
Para o coordenador da unidade, Allan Kelvyn da Silva Wotcoski, o Procon de Araucária vai representar com primor a conciliação e também garantir o equilíbrio na relação de consumo. Representando a diretora do Procon-PR Cláudia Silvano, a coordenadora regional Márcia Marks parabenizou a administração municipal pelo Procon que também integra o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.
Vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil prestigiaram a solenidade de inauguração.
Serviços – Fatura errada, atraso na entrega, serviço não prestado e cobrança indevida são alguns dos problemas comuns sofrido pelos consumidores. O questionamento via Procon vale para produtos e serviços adquiridos em qualquer parte do país, inclusive, de empresas como a Copel, a Sanepar, telefonias e bancos em geral.
A audiência de conciliação visa chegar a um acordo bom para as partes envolvidas. O Procon Araucária vem para garantir proteção, orientação, defesa e educação (instrução) do consumidor, por meio de ações articuladas com outros órgãos, visando a defesa dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (lei federal nº 8.078) foi instituído em 1990.
Os consumidores poderão entrar em contato com o Procon Araucária pelo telefone (41)3901-5155 a partir desta terça-feira (23). O Procon Araucária conta com uma página na internet com informações aos consumidores. Entre as orientações está a seção “Perguntas frequentes”, um espaço com respostas para dúvidas bem comuns. O endereço do site éwww.araucaria.pr.gov.br/procon .
smcs – foto Carlos Poly