Araucária

PROCON de Araucária já está funcionando; confira os serviços oferecidos

Uma solenidade na tarde desta segunda-feira (22) marcou a inauguração do Procon Municipal em Araucária. O atendimento ao público começa nesta terça (23), a partir das 8 horas. A unidade de Araucária, sob gestão da Prefeitura, quer aproximar consumidores e fornecedores visando a solução de impasses, prioritariamente, por meio de conciliação. Profissionais da área de Direito farão o atendimento por meio de senhas disponibilizadas de acordo com ordem de chegada.

O prefeito Hissam Hussein Dehaini destacou que o espaço representa “um grande ganho para Araucária” e que agora a população passa a contar com apoio para resolver problemas como os relacionados ao serviço de telefonia, área líder em reclamações por parte dos consumidores. O prefeito também destacou o cumprimento do acordo com o Ministério Público para a implantação do Procon local. O acordo foi cumprido com 30 dias de antecedência, graças ao empenho da equipe envolvida. Para a vice-prefeita Hilda Lukalski Seima, o Procon Municipal dá aos moradores a “oportunidade de exercer o Direito do Consumidor de forma plena”.

O Procon Araucária já estava previsto em 2005 (lei nº 1.610/2005), mas só agora saiu do papel. O atendimento será das 8h às 14 horas no prédio onde funcionava a Codar (Rodovia do Xisto nº 5815, Sabiá); junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE).

Para o coordenador da unidade, Allan Kelvyn da Silva Wotcoski, o Procon de Araucária vai representar com primor a conciliação e também garantir o equilíbrio na relação de consumo. Representando a diretora do Procon-PR Cláudia Silvano, a coordenadora regional Márcia Marks parabenizou a administração municipal pelo Procon que também integra o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

Vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil prestigiaram a solenidade de inauguração.

Serviços – Fatura errada, atraso na entrega, serviço não prestado e cobrança indevida são alguns dos problemas comuns sofrido pelos consumidores. O questionamento via Procon vale para produtos e serviços adquiridos em qualquer parte do país, inclusive, de empresas como a Copel, a Sanepar, telefonias e bancos em geral.

A audiência de conciliação visa chegar a um acordo bom para as partes envolvidas. O Procon Araucária vem para garantir proteção, orientação, defesa e educação (instrução) do consumidor, por meio de ações articuladas com outros órgãos, visando a defesa dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (lei federal nº 8.078) foi instituído em 1990.

Os consumidores poderão entrar em contato com o Procon Araucária pelo telefone (41)3901-5155 a partir desta terça-feira (23). O Procon Araucária conta com uma página na internet com informações aos consumidores. Entre as orientações está a seção “Perguntas frequentes”, um espaço com respostas para dúvidas bem comuns. O endereço do site éwww.araucaria.pr.gov.br/procon .

 

smcs – foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.