Redação

Entradas nos prontos-socorros de Curitiba diminuem 35% nesta segunda-feira (07)

Os seis prontos-socorros de Curitiba e Região Metropolitana amanheceram nesta segunda-feira (7/12) com 35% menos movimento em comparação com a segunda-feira passada (30/11).

Nesta segunda deram entrada 109 pessoas nos prontos-socorros dos hospitais do Trabalhador, Cajuru, Evangélico, Angelina Caron, São José dos Pinhais e Municipal de Araucária. Na segunda-feira passada foram 169 entradas registradas nesses mesmos locais.

A queda é reflexo direto das medidas de isolamento adotadas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, que passaram a valer na capital na última sexta-feira (4/12), por meio do decreto municipal nº 1640/2020.

“Segunda é sempre dia de lotação nos prontos-socorros devido a traumas que ocorrem nos fins de semana. Com o isolamento social a tendência é ter menos pessoas acidentadas, seja no trânsito ou por outras causas”, fala Pedro de Almeida, diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde.

Desafogar os atendimentos do trauma também é um dos objetivos das Secretaria Municipal da Saúde com as medidas de isolamento. “Isso ajuda a diminuir a pressão nos hospitais, sobrando mais vagas de leitos para outras linhas de cuidados emergenciais”, explica Almeida.

Para os casos de covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde espera uma diminuição nos número de internamentos daqui uns 10 dias, pois a adoção de estratégias de isolamento social surte efeito, em média, de 10 a 14 dias após o início da medida – mesmo período de incubação do vírus.

Desde sexta-feira (4/12) Curitiba ampliou as medidas restritivas de circulação de pessoas e funcionamento de atividades.

As regras são necessárias para aumentar o isolamento social e evitar aglomerações para conter o avanço da covid-19 na capital, que desde novembro teve uma escalada de casos, deixando pressionado o sistema de saúde tanto da rede pública como privada.

Entradas nos PS nas últimas segundas-feiras

16/11 – 158 pessoas
23/11 – 175 pessoas
30/11 – 169 pessoas
07/12 – 109 pessoas

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.