Redação

Prefeitos da região metropolitana de Curitiba se reúnem hoje para decidir possível lockdown aos domingos

Os prefeitos da região metropolitana de Curitiba vão se reunir na tarde desta sexta-feira (4) para discutir medidas conjuntas de combate ao coronavírus. O encontro aconteceria ainda na tarde de ontem, mas o decreto estadual 6294/2020 foi publicado oficialmente após as 20 horas. A ideia é organizar as características de cada município e regrá-los por meio de um decreto metropolitano – soberano nas decisões. A principal expectativa é que os prefeitos debatam a possibilidade de um lockdown aos domingos, a partir da experiência que reduziu o avanço de novas infecções pelo coronavírus.

Em entrevista à Banda B, na manhã de hoje, o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, afirmou que o decreto metropolitano dará um direcionamento em conjunto aos municípios. “Nesse momento, achar uma solução em conjunto é fundamental porque o desafio é de todos os municípios metropolitanos, assim como Curitiba, também. Pelo aprendizado nesses nove meses de pandemia, o que mais tem provocado o descontrole no número de infectados é a aglomeração de pessoas. Esse decreto metropolitano deve nos dar um norte sobre como deveremos agir pelos próximos 14 dias”, disse o presidente Wozniack.

O fechamento do comércio está, a princípio, descartado nesse momento de fim de ano. “As pessoas receberam o 13º salário, o comerciante tem essa época do ano para conseguir se reerguer e vender. É um momento muito difícil para fechar o comércio. Mas, do outro lado temos uma doença nova onde não há protocolo que se diga o que realmente precisa ser feito. O que sabemos até agora é que aglomerações não podem acontecer”, completou.

Mesmo assim, a reunião entre os prefeitos deve determinar horários restritos de funcionamento ao comércio. “Vamos deliberar todos juntos, assim com Curitiba também, o que tem que estar aberto, o que precisa ser fechado, se haverá algum fechamento. Quais medidas devem ser tomadas em relação aos horários de funcionamento”, garantiu.

Lockdown

À frente do Fórum Metropolitano desde o início da pandemia, Marcio Wozniack vê o lockdown aos domingos como uma medida que quebrou o avanço das contaminações em junho. “O gráfico da Saúde nos mostrou visivelmente que houve queda nas contaminações, mas diferente daquele época estamos no fim do ano, com a primeira parcela do 13º em mãos. As pessoas tendem a iniciar compras para casa, presentes. Se fecharmos o comércio, teremos uma aglomeração aos sábados ou nas segundas-feiras”, disse ele. “Em alguns países, o horário do comércio foi até mesmo ampliado para dar chance de as pessoas se organizarem melhor. Essa decisão de lockdown será discutida entre os municípios, visto que teve melhora, mas estamos em outro momento. Essa decisão precisa ser em conjunto para não haja migração de pessoas de um município para o outro”, garantiu o presidente da Assomec.

Eleição

Motivo de críticas por parte da população, o presidente da Assomec garantiu que tentou por meio de pedidos e ofícios o adiamento das eleições, mas sem sucesso. “Decisão do Governo Federal, isso veio de Brasília. Teve uma série de pedidos da Associação dos Munciípios do Paraná (AMP), também da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que representa todo território nacional, para que se adiassem as eleições, justamente por causa do risco. Sabemos que isso influenciou, sabemos que houve aglomeração, carreata, encontros, e olha o que deu. Mas, agora não é hora de achar culpados, buscando o que deu errado. Temos que corrigir os erros, sim, mas coibir o aumento de forma desenfreada”, garantiu Wozniack.

Efetivo

Além da Guarda Municipal (GM) dos municípios metropolitanos, a Polícia Militar (PM) também foi colocada à disposição para que o decreto se cumpra. “Todos os prefeitos fizeram esse pedido e o governados Ratinho Jr tem sido um grande parceiro nas decisões que estão sendo tomadas. Sete mil policiais em todo Estado e dois mil apenas para Curitiba e região metropolitana”, finalizou.

Decisão

O encontro virtual entre os prefeitos por meio do Fórum Metropolitano acontece a partir das 14h30.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.