Araucária

Aposentados e pensionistas vinculados ao FPMA devem participar do recadastramento da Prefeitura

A Prefeitura de Araucária já disponibilizou o link para o agendamento relacionado ao Recadastramento e Censo Previdenciário. Os servidores aposentados e os pensionistas, ambos vinculados ao Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), estão no público desta ação, junto com todos os servidores municipais em regime estatutário na ativa e os empregados públicos ativos (celetistas), vinculados aos Poderes Executivo e Legislativo e Autarquias do Município de Araucária. Os comissionados e servidores afastados, em licença e férias também devem participar dessa ação dentro do prazo previsto.

ATENÇÃO: Para os aposentados e pensionistas, o Recadastramento visa atualizar seus dados cadastrais e obter a comprovação de vida e residência, assegurando a continuidade do pagamento de seus benefícios. Esse recadastramento da Prefeitura NÃO É O MESMO do que ocorre diretamente no FPMA; são situações diferentes e os envolvidos precisam estar atentos a isso.

AGENDAMENTO – Os aposentados e pensionistas deverão acessar o site da Prefeitura e efetuar o agendamento para comparecerem ao Posto de Atendimento pessoalmente para se recadastrarem.  Caso  alguém não tenha acesso à internet, será possível o agendamento para comparecimento presencial (levando os documentos originais solicitados) por meio do telefone (41)3614-1516. Este número de telefone é exclusivo para o agendamento de quem não tem condições de agendar usando um computador.

PRESENCIAL – Após o agendamento on-line, aposentados e pensionistas (bem como outros públicos previstos) deverão comparecer presencialmente à Prefeitura (em dia e hora agendada) para o recadastramento e apresentação dos documentos originais citados no decreto (conforme cada situação). Nessa fase presencial também ocorrerá a coleta obrigatória de biometria e foto digital do cadastrado. O posto de atendimento presencial atenderá apenas as pessoas agendadas previamente. Os dependentes de servidores falecidos deverão comparecer presencialmente (também com agendamento) para participar do recadastramento.

O servidor estatutário ativo, aposentado, pensionista ou o empregado público ativo incapacitado de comparecer presencialmente à Prefeitura (acamado, por exemplo) deve também realizar o agendamento para que seu representante legal compareça pessoalmente ao posto de atendimento, com os documentos comprobatórios da incapacidade e procuração para representá-lo. Esse representante legal solicitará o agendamento para o recadastramento e uma equipe de recadastradores, acompanhada por assistente social do município, irá até onde o servidor/pensionista/empregado está. Esta visita será para verificação das condições de vida do cadastrado e realização da atualização cadastral.

SUSPENSÃO – Conforme o decreto municipal nº 36703/2021, quem se enquadra no público-alvo para o recadastramento e não realizar o processo dentro do prazo estipulado “terá o pagamento de sua remuneração, provento ou pensão suspenso a partir do pagamento imediatamente posterior à conclusão do recadastramento”. A situação só será restabelecida quando houver comparecimento à Prefeitura para a regularização. O não comparecimento para regularização cadastral no prazo de 6 meses (contados a partir da suspensão do pagamento) ocasionará em abertura de processo administrativo, que pode levar ao fim do vínculo até então vigente, sempre respeitando o direito à ampla defesa e do contraditório.

É importante que o decreto 36703/2021 seja lido na totalidade. Nele constam todos os detalhes e explicações sobre cada fase, bem como os documentos necessários para apresentar na fase presencial. Há ainda informações para público com situações específicas: como pessoas que não vivem próximos a Araucária ou aqueles que, por questão de saúde, não poderão se deslocar para a fase presencial.


MAIS INFORMAÇÕES (agendamento, documentos, decreto..): CLIQUE AQUI

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.