Geral

Araucária adquire 30 mil mudas de nova variedade de morango para projeto; lucro maior está entre as vantagens

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), está concluindo o processo de compra de 30 mil mudas de uma nova variedade de morango, a BRS DC25 (chamada de “Fênix”), desenvolvida pela Embrapa. Essa nova variedade chama atenção pelo tamanho maior da fruta, por ser mais doce, ter maior resistência ao transporte e durabilidade pós colheita. Outra grande vantagem é a possibilidade de lucros maiores pela oferta da fruta em período anterior a outras variedades disponíveis no mercado. As mudas que estão sendo adquiridas serão destinadas, em breve, a um projeto com pequenos produtores rurais do município. Araucária está entre os principais produtores de morango no Estado e, há anos, a Prefeitura tem apoiado os pequenos produtores para o desenvolvimento dessa cultura.

Esse projeto tem por objetivo levantar informações, por meio de visitas às propriedades, sobre a produção estimada, a quantidade de pessoas que vivem da renda da propriedade, a sanidade e o  manejo da cultura. Outro parâmetro a ser considerado na seleção a ser realizada pela SMAG será o meio de produção utilizado pelos agricultores: se o cultivo é em solo com túnel baixo e alto e o cultivo em substrato em ambiente protegido (estufa).

NOVIDADE – Conforme informações da Embrapa, esta nova variedade de morango tem início mais precoce da produção das frutas e, de acordo com o período de plantio, pode estender o período de produção em até sete meses. Isso representa oportunidade de maior retorno financeiro para o produtor no período por poder ofertar o produto em período anterior à produção de outras variedades disponíveis no mercado. Os frutos dessa nova variedade são grandes e de cor vermelho intenso. Quanto ao sabor, o “equilíbrio entre sólidos solúveis e acidez garante sabor mais doce, atendendo à preferência do consumidor nacional”, diz a descrição fornecida pela Embrapa. Quanto ao potencial de produção, cada planta pode chegar a produzir até 1,2 quilo da fruta.

Com o apoio e investimento da Prefeitura, a produção de morango em Araucária deixou de ser um complemento de renda para muitas famílias do campo e virou a principal fonte de recursos das famílias. Ao longo do ano, os produtores do município contam com o apoio da Prefeitura na distribuição gratuita de milhares de mudas e na orientação técnica. De acordo com dados do IDR Araucária, a produção de morango em 2022 rendeu aproximadamente R$ 38 milhões e envolveu cerca de 300 famílias. As localidades de Colônia Cristina, Rio Verde, Ipiranga, Campestre e Taquarova concentram a grande maioria da produção de morango no município.

O produtor rural de Araucária que desejar mais informações sobre a produção de morango pode se dirigir à Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), que fica à rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67, Porto das Laranjeiras. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. Informações: (41) 3614-7530.

.

.

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma mão segurando um morango bem vermelho e grande. A fruta está ainda no pé, onde há duas outras, porém menores e verdes. O pé de morango está no chão e protegido do solo por uma lona preta.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.