Araucária

Araucária promove programação especial no Mês da Pessoa Idosa

Atividades ao longo de outubro reúnem ações de convivência, lazer, saúde e bem-estar para pessoas com 60 anos ou mais

O mês de outubro será marcado por uma programação especial em Araucária dedicada à Pessoa Idosa. A iniciativa reúne atividades promovidas pelas áreas de Saúde e Assistência Social, com propostas voltadas à convivência, ao lazer, à promoção do bem-estar e à valorização das histórias e experiências de quem já passou dos 60 anos.

A programação teve início nesta quinta-feira (1º), com um desfile realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI). Cerca de 30 participantes percorreram o tapete vermelho sob os aplausos de familiares e amigos. Ao longo do mês, o espaço também terá atividades como show de talentos e baile, enquanto as unidades de saúde do município contarão com ações especiais.

Entre as participantes do desfile estava Rosângela Dias Teixeira, de 65 anos, moradora do Tupy. Com vestido azul, penteado e maquiagem especiais, ela decidiu participar da atividade e destacou a importância da convivência proporcionada pelo Centro.

Para Rosângela, os encontros ajudam a fortalecer a autoestima, manter a mente ativa, ampliar as amizades e incentivar o cuidado com o bem-estar físico. O espaço também proporcionou novas experiências e vínculos, incluindo o relacionamento que ela iniciou após conhecer o namorado no Centro.

Atualmente, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa conta com 566 pessoas idosas vinculadas, distribuídas em 32 grupos organizados de acordo com os interesses dos participantes.

Entre as atividades oferecidas estão ginástica, treinamento funcional, dança sentada, informática, uso de smartphones, pintura, artesanato, dança cigana, dança de salão, expressão e movimento, roda de viola e roda de gaita.

Além das atividades físicas, artísticas e culturais, os grupos também promovem momentos de troca de informações e debates sobre participação social e direitos da pessoa idosa.

O CCPI ainda oferece jogos de estímulo ao raciocínio, passeios e atividades desenvolvidas em parceria com outras secretarias municipais, incluindo Cultura e Turismo, Meio Ambiente, Segurança Pública e Saúde.

Os bailes realizados em algumas sextas-feiras à tarde também fazem parte da programação, proporcionando momentos de integração, música e lazer.

O atendimento do Centro de Convivência da Pessoa Idosa é destinado a moradores com 60 anos ou mais. O acesso às vagas ocorre por meio de encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A programação do Mês da Pessoa Idosa reforça a importância de criar espaços para convivência, participação e cuidado, mostrando que o envelhecimento pode ser vivido com qualidade de vida, novas amizades, descobertas e muitas histórias para compartilhar.

Andressa Siqueira

Formada em Administração e cursando Jornalismo, com forte interesse em diversas áreas da comunicação. Meu interesse pelo jornalismo me leva a explorar tanto o Jornalismo Tradicional quanto o Jornalismo Digital, com especial atenção para temas como Economia, Cultura, Investigação e Dados. Também me interesso por Empreendedorismo e Assessoria de Imprensa, buscando sempre maneiras de inovar na forma de comunicar.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.