Redação com Assessoria
Inaugura no próximo sábado, dia 07 de abril, às 18h, a Casa Eliseu Voronkoff, um Centro Cultural que pretende ser mais do que uma escola de linguagens artísticas. O espaço já traz em seu nome o peso do legado de Eliseu Voronkoff, um multiartista, que dedicou boa parte de sua vida a fazer arte em Araucária. Eliseu teve sua trajetória interrompida pela violência, mas deixou seu exemplo de disciplina, dedicação e amor pelo teatro, pela poesia e pela dança.
Para ser tão múltipla quanto foi Eliseu Voronkoff a Casa tem parcerias com outros projetos da cidade, como o Capitu Lê, que mantém no espaço uma biblioteca livre, que possibilita a troca de livros com os frequentadores, e com o CineClube Gengibirra que exibe filmes gratuitamente e fomenta bate-papos sobre a sétima arte. E ainda vem sendo concebida toda de forma colaborativa. A identidade visual está sendo criada por Olga Camargo, a convecção da placa e dos banners estão por conta de Rhuan Zuke Amaral, a Casa ainda ganhou um vídeo, uma espécie de minidoc, do fotógrafo, Everson Santos, além de belas flores de Gislaine Senegaglia.
A Casa deseja ser um catalizador da cultura local. Quase todos os móveis foram e estão sendo fabricados pelo artesão, Adonias Oliveira Araújo. E será mantido um estande para venda de produtos de artistas locais, com livros, discos, camisetas, kits de divulgação e pequenos brindes. Existe também uma parede que abrigará exposições mensais e uma sala de ensaio que poderá ser locada para teatro e dança. A ideia é aos poucos ir ampliando a quantidade de linguagens artísticas contempladas pela Casa.
Inicialmente o projeto oferece aulas de Dança Moderna, Dança Cigana e Teatro. Todas as modalidade em vários níveis e para todas as idades. Os instrutores serão: Fernando Vidal, responsável pelas aulas de dança do Teatro da Praça durante muitos anos e integrante da Téssera, companhia de dança da UFPR. Michele Cas, professora de artes do Estado, pós graduada em cinema, pesquisadora da cultura cigana, apaixonada pela musicalidade e dança dessa etnia. Paulo Diniz, professor de teatro em Fazenda Rio Grande, ator, diretor e performer já bastante conhecido na cidade. E Ana Paula Frazão, atriz, diretora e gestora de cultural.
Em breve além dos cursos permanentes, o espaço pretende oferecer pequenos worshops e apresentações nos finais de semana, tanto para aprimoramento técnico de artistas, quanto para despertar o gosto pelas artes. Os idealizadores do projeto, Ana Paula Frazão, Robledo de Deus e Paulo Diniz, acreditam que a arte modifica a forma de ser e estar no mundo, tornando a vida um pouco mais leve e criando consciência crítica e cidadã, sendo assim fundamental para uma formação humana digna. E garantem que ainda guardam muitas surpresas boas para as pessoas da cidade.
A Casa Eliseu Voronkoff fica na Rua Julieta Vidal Ozório, 413, no centro da cidade. Os telefones são o 41 3031 5355 e 41 9 9850 6246. E as matrículas já estão abertas.