Paraná

Colheita e venda de pinhão no Paraná estarão liberadas desde sábado

A colheita e venda de pinhão no Paraná estarão liberadas a partir de sábado (1º). Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), antes disso, qualquer atividade envolvendo a semente está proibida, incluindo o transporte e o armazenamento.

O prazo é estabelecido na portaria nº 046/2015, que tem como objetivo garantir a maturação do pinhão e a continuidade da araucária, árvore símbolo do estado. É nesta época do ano que as pinhas amadurecem para a reprodução da espécie.

“Nós já temos autuado diversas pessoas que estão vendendo o pinhão na beira de estradas e em mercados em todo o estado. É importante que as pessoas tenham a ciência da necessidade de se respeitar a data estabelecida e o tempo de maturação das pinhas”, observa o diretor de Proteção e Emergências Ambientais, José Antonio Faria de Brito.

A portaria estabelece ainda que a comercialização das pinhas verdes – quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade – é proibida em qualquer data. Neste estágio, as pinhas podem ter fungos e ser prejudiciais à saúde.

Multa

Quem for flagrada vendendo, transportando ou armazenando pinhão antes da data permitida poderá responder a processos administrativo e criminal, além de ser autuado e multado em R$ 300 para cada 60 kg da semente.

Denúncias podem ser feitas no site do IAP ou diretamente nos escritórios regionais do órgão ou à Polícia Ambiental.

Preservação

No Paraná, o plantio do pinhão é incentivado desde 2011 com a distribuição de mudas e a regulamentação do período da colheita. Segundo o IAP, o objetivo é garantir o consumo sustentável e assegurar a reprodução da araucária sem prejudicar a geração de renda no estado.

Somente em 2016, o instituto produziu cerca de 1,1 milhão de mudas nativas da espécie protegida por lei. Os interessados podem solicitá-las pela internet.

G1

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.