
Arquitetos, urbanistas e gestores públicos de todo o Estado se reunirão no dia 23 de junho, em Curitiba, para participar do Seminário Estadual BIM & Inovação. Este evento é uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL). O foco principal do seminário é a disseminação da modelagem BIM (Building Information Modeling), com a intenção de promover a qualificação e o aperfeiçoamento do exercício profissional na construção civil. O Paraná já se destaca no cenário nacional por contar com uma das políticas públicas mais avançadas na área de inovação e tecnologia aplicada à infraestrutura.
O seminário tem como objetivo preparar os profissionais para atender às novas exigências legais e normas técnicas que exigem a entrega de projetos utilizando esta metodologia junto a prefeituras e órgãos estaduais. Diferentemente do modelo tradicional, que utiliza representações gráficas em papel, o sistema BIM integra, em um único ecossistema, dados complexos relacionados a orçamento, manutenção e detalhamento técnico de ponta, proporcionando uma melhor gestão dos projetos.
A coordenadora da Estratégia BIM PR na SEIL, Lorreine Vaccari, enfatizou a importância da transformação digital na construção civil. “Desde 2019, quando o Governo do Estado implementou a Estratégia BIM PR, temos coordenado esforços para a adoção gradual desta metodologia. O seminário estadual é um reflexo da nossa colaboração técnica com o CAU/PR, visando engajar os profissionais na aplicação do BIM”, destacou. Vaccari mencionou ainda que o evento abrangera conceitos fundamentais e ações governamentais, além do uso de tecnologias como GIS e BIM em concursos públicos, com o objetivo de fomentar a inovação que pode aprimorar a gestão pública e a qualidade das obras.
Walter Gustavo Linzmeyer, presidente do CAU/PR, ressaltou que a atuação do conselho vai além da fiscalização do setor, enfatizando o suporte prático oferecido aos profissionais da arquitetura e urbanismo. “O BIM é uma metodologia que requer um conhecimento técnico que muitas vezes pode não ser acessível aos profissionais no dia a dia. Cursos e capacitações são oportunidades para demonstrar que estamos nos adequando a uma norma técnica, uma lei que afeta praticamente todos os projetos e serviços que arquitetos e urbanistas entregam a prefeituras e ao Governo do Estado”, afirmou Linzmeyer.
Impacto Prático
O presidente do CAU/PR pontuou que os resultados práticos da difusão desse conhecimento constroem uma cadeia de valorização entre os profissionais da área e a sociedade. Para os arquitetos, a familiaridade com a plataforma BIM os distingue no mercado, inserindo-os em um grupo seleto de alta qualificação técnica.
Além disso, o investimento em formação técnica protege tanto o erário quanto o consumidor final. A precisão proporcionada pela automação acaba reduzindo significativamente a necessidade de auditorias, evitando aditivos contratuais por erros de cálculo e minimizando modificações de valores durante a execução das obras. “O profissional que se capacita se beneficia, assim como a sociedade, que recebe serviços com qualidade aprimorada e a um custo inferior. Isso garante que os investimentos feitos, sejam eles públicos ou privados, ocorram da melhor maneira possível”, concluiu Linzmeyer.
Inscrições e Programação
Profissionais, estudantes e gestores públicos interessados em participar do Seminário Estadual BIM & Inovação devem realizar sua inscrição na plataforma Sympla. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, por isso é recomendado que façam o credenciamento prévio no site do CAU/PR. O evento ocorrerá no Auditório Poty Lazzarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer.
A programação do seminário foi organizada em quatro módulos estratégicos, cobrindo desde alinhamentos conceituais até as aplicações mais complexas da tecnologia BIM no urbanismo. Durante a manhã, os debates se concentrarão nas iniciativas governamentais, com ênfase nas ações de incentivo do Governo do Estado e nos parâmetros do Protocolo BIM PR.
No período da tarde, as discussões irão se voltar para o mercado privado, abordando a implementação da metodologia em escritórios de arquitetura, habitação de interesse social e a integração inovadora entre os sistemas BIM e GIS. O evento será encerrado com uma mesa-redonda dedicada ao uso da modelagem BIM em concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.
Fonte:: parana.pr.gov.br










