AraucáriaSaúde

CUIDE-SE: Manchas e redução da sensibilidade da pele podem ser sinais de Hanseníase

Manchas claras ou avermelhadas na pele, com redução ou ausência de sensibilidade, podem ser sinais de Hanseníase, uma das doenças mais antigas da humanidade. O Brasil é o 2º colocado entre os países que mais registram casos novos. O tratamento da doença é gratuito em todo o país. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), no momento, oito pessoas estão em tratamento contra a doença no município. Em 18 anos, foram registrados 126 casos de Hanseníase no município; em média, sete casos novos ao ano, com pico de 13 casos no ano de 2003.

A Hanseníase pode também evoluir com caroços na pele, diminuição da força muscular e sensação de choque nos nervos. Trata-se de uma doença silenciosa que pode levar anos para se manifestar. E, se não for tratada corretamente, ou diagnosticada tardiamente, a hanseníase pode causar deformidades físicas e neurológicas. Em caso de dúvida, procurar orientação em qualquer unidade básica de saúde.

Diagnóstico tardio – A SMSA explica que, apesar de ser baixa a ocorrência da doença no município, há a preocupação em saúde pública quanto ao diagnóstico tardio dos casos novos. Dos casos registrados no município, 77% deles foram classificados como multibacilares, forma da doença que mantém a cadeia de transmissão ativa. Na maioria dos casos, já são situações com anos de evolução da doença e o paciente pode apresentar deformidade e/ou grau de incapacidade física no momento do diagnóstico.

A transmissão da Hanseníase ocorre por meio de secreções nasais (de tosse ou espirro) em contato próximo e prolongado entre as pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Pessoas próximas a alguém com Hanseníase também devem ser examinadas. É muito importante que o tratamento ocorra pelo tempo recomendado. Caso contrário, a pessoa volta a transmitir a doença e poderá ficar com mais sequelas.

Em 2009, o Brasil instituiu o Dia Nacional de Controle e Prevenção da Hanseníase (Lei Federal 12135/2009), sempre lembrado no último domingo de janeiro.

Prefeitura de Araucária-24/01/2019

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.