Paraná

Donos de empresa de ônibus querem que tarifa técnica passe para R$ 4,57

Estudo contratado pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) aponta que, de acordo com os parâmetros do contrato licitatório, a tarifa técnica do transporte coletivo deve ser maior que R$ 4,57 para o período de março de 2017 a fevereiro de 2018. O valor, divulgado pela entidade nesta terça-feira (31), não leva em conta o provável reajuste de motoristas e cobradores. A Urbanização de Curitiba (Urbs) diz que até o momento não há nada oficial sobre um possível aumento de passagem, mas a tendência é de aumento, principalmente após o prefeito Rafael Greca apresentar dados e dizes que a gestão anterior deixou uma dívida de R$ 1,27 bilhão ao município.

Foto: SMCS

De acordo com o Setransp, o valor da tarifa técnica se dá em razão da tendência de queda de passageiros no sistema de transporte. No último período tarifário, o valor pedido pelos empresários já era próximo de R$ 4,10. “Essa necessidade de tarifa técnica é reflexo da acentuada queda de passageiros observada desde o início do contrato. De 2011 a 2016, por exemplo, o total de passageiros pagantes caiu de 246 milhões para 197 milhões, uma redução de 20%, como mostra o quadro abaixo, que leva em conta somente o sistema urbano”, diz o Setransp.

Para o próximo período tarifário, o Setransp, trabalha com uma previsão de 15,3 milhões de passageiros por mês, em média, totalizando 183,6 milhões de passageiros.

Ao apresentar o valor da dívida que teria sido deixada por Gustavo Fruet, Greca não descartou possibilidade de cortar subsídios ao transporte coletivo da capital, o que pode recair no aumento da passagem. “São medidas de economia, de redução de custeio e renúncia a subsídios, inclusive na relação ao transporte coletivo. Ainda estamos calculando o impacto e vamos ver aonde vamos cortar, mas teremos que ter medidas amargas”, disse.

A Urbs porém, que é a gestora do transporte coletivo na capital, afirma que não existe nada oficial sobre aumento de tarifa.

Data-base dos trabalhadores

Com data-base em fevereiro, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) protocolou, na última semana, os 79 itens da pauta de reivindicações para a Convenção Coletiva de Trabalho de 2017. Dentre as reivindicações, destaca-se o reajuste salarial de 15% sobre o piso salarial e o requerimento para que o valor do Auxílio Alimentação seja igual ao oferecido aos funcionários da Urbs que atuam no transporte coletivo.

 

Por Felipe Ribeiro BandaB

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.