Araucária

Exposição faz memória ao revezamento da tocha olímpica em Araucária

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), abriu a exposição “Fogo Olímpico – tradição milenar que passou por Araucária” na tarde desta quinta-feira (15). A exposição, que ocorre no Museu Tingüi-Cuera, faz memória à passagem da tocha olímpica Rio 2016 pela cidade em 15 de julho de 2016; evento que levou cerca de 30 mil pessoas às ruas, segundo estimativa da Polícia Militar.

Na exposição é possível encontrar um exemplar da tocha olímpica doado ao município e que fará parte do acervo do Museu. As fotos expostas mostram momentos de emoção ao longo do percurso de quase sete quilômetros entre a região do CSU e o Parque Cachoeira, ponto final do revezamento na cidade.

Nos painéis, os visitantes podem saber mais sobre a origem da chama olímpica bem como a sua simbologia. Há ainda alguns relatos de quem teve o privilégio de ser escolhido para o revezamento na cidade, um exemplar do uniforme utilizado pelos condutores e outro de uma voluntária da cidade que atuou como socorrista nas competições no Rio de Janeiro. Araucária foi um dos pouco mais de 300 municípios escolhidos para participar do revezamento da tocha Rio 2016, dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul.

A secretária municipal de Cultura e Turismo Irene Olbre Zanon, acompanhada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer Marcos Fernandes Rute e do diretor-geral da secretaria de Esporte Idu Blaszczk, lembrou do privilégio que foi ver Araucária fazer parte deste momento importante para a história do esporte mundial e ressaltou a importância da parceria de diversos órgãos para o sucesso do evento na cidade. Alguns dos condutores da tocha também estiveram presentes à solenidade e relataram a emoção vivida naquele 15 de julho.

Os interessados podem visitar a exposição de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, a exposição ocorre das 13h às 17 horas. O Museu Tingüi-Cuera está localizado à rua Ceará, nº 65, no Parque Cachoeira.

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.