Paraná

Família pede ajuda para conseguir cirurgia para menina que corre risco de ficar cega

Uma família de Curitiba corre contra o tempo para conseguir uma cirurgia de mais de R$ 80 mil para a pequena Lara Gabrielle Dal Lin Novaes, de três anos, chamada carinhosamente de Larinha, e evitar que ela fique cega. Apesar da pouca idade, a criança enfrenta uma doença séria: a cranioestenose, o fechamento precoce da estrutura craniana, que impede o crescimento do cérebro e pode comprimir o nervo óptico.

Isso foi exatamente o que aconteceu com Lara, segundo a mãe, Larissa Dal Lin Novaes, de 23 anos. “A doença aumentou a pressão intracraniana e afetou o nervo do olho dela. Ele foi inchando, inchando e causou o que chamamos de edema de papila. Isso pode provocar a cegueira”, disse.

De acordo com ela, o edema foi diagnosticado em 2017, ano em que a menina foi submetida a uma cirurgia para tratar a cranioestenose. Larinha recebeu alta e ficou bem até agosto de 2018, quando a oftalmologista percebeu que havia algo errado durante um exame de rotina.

“A médica observou que o edema tinha aumentado e pediu uma avaliação. Nós fomos acompanhando o caso e descobrimos que a pressão na cabeça havia piorado. Em dezembro do ano passado, ela precisou ser internada no Hospital Pequeno Príncipe, onde ficou até fevereiro”, completou Larissa.

Agora, a pequena toma medicamentos para o combate da doença, mas eles não são suficientes para acabar com o risco de Lara ficar cega. “A única cirurgia que pode nos ajudar só é feita em São Paulo e, com a mão de obra do médico, vai custar R$ 88 mil. Nós não temos condições de arcar com essa despesa e decidimos fazer uma vaquinha online. Precisamos muito de ajuda”, finalizou

 

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.