A quinta-feira (1°) foi um dia de festa para a terceira idade de Araucária. Isso porque foi inaugurado e entregue para a comunidade o Centro Dia Idoso, um serviço que atenderá os idosos do município e que funcionará de maneira multidisciplinar, com atuação de equipes de assistência social, de serviços que integram a política de saúde (nutricionista, médico, psicólogo) e da área de esporte.
Tudo isso pensando na promoção da qualidade de vida, interação social e lazer, enfatizando o respeito que essa parcela da população merece. O prédio fica localizado na Av. Nossa Senhora dos Remédios, n°1073 – Fazenda Velha (próximo ao Centro Social Urbano – CSU).
O prefeito Olizandro Ferreira foi verificar como ficou a obra e aproveitou para saudar os idosos pelo Dia Nacional do Idoso. Ressaltou que o dia era de festa. “Lembro bem quando em 2006 fui para Brasília para conseguir recursos federais para construir essa obra, que permaneceu inacabada na administração anterior. E mesmo com dificuldades nessa gestão decidi investir dinheiro municipal para terminá-la e o projeto ficou melhor até que o inicial”, comenta Olizandro.
De acordo com o prefeito, seria uma obrigação todos os administradores lembrarem dessa parcela da população que ajuda a construir a história desse país. Representando os idosos, o presidente do conselho da categoria, Juan Furtado de Lacerda agradeceu o novo prédio oferecido à terceira idade. “É com muita alegria e satisfação que estamos reunidos hoje nesse centro. Esse espaço aqui é do idoso, é nosso. Agradeço o prefeito que sempre nos apoiou e está junto conosco, assim como o Conselho do Idoso e a Comissão de Fiscalização da Obra”, diz.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, um esforço de uma equipe muito grande foi feito para que a obra fosse finalizada. “Agora sim foi terminada como os idosos merecem, com respeito por vocês e que poderá ser bem aproveitada. Hoje além do Dia do Idoso também é dia de Santa Terezinha e eu, como devota, acredito que ela irá abençoar esse local”, complementa a secretária.
Histórico
A estrutura existente do Centro Dia Idoso foi construída em 2011/2012, porém quando foi entregue na gestão anterior, não possuía as condições necessárias para uso dos idosos, já que a parte externa da construção não havia sido feita, não tinha calçada, pavimentação, drenagem, ligação final de esgoto e não possuía plataforma elevatória.
Além de proporcionar itens essenciais para o funcionamento do serviço no local, a administração municipal ainda pensou em complementar a obra para proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do centro e foi construída uma quadra coberta poliesportiva, cancha de bocha e academia ao ar livre. Foram realizados também reparos internos como: revisão elétrica, revisão hidráulica, reposição de vidros quebrados e pisos danificados, revisão das portas e telhado.
A conclusão da obra do Centro Dia Idoso foi totalmente realizada com recurso próprio da Prefeitura, um investimento de R$ 608.840,55. A obra anterior do prédio, que foi inaugurada em 2012 sem condições de uso, foi feita com recurso do governo Federal, custando R$ 2.439.784,64.
Atividades que eram realizadas no Centro de Convivência e que agora serão realizadas no Centro Dia:
-
Escolarização Jovens e Adultos
-
Oficina de Informática
-
Oficina de Artesanato
-
Oficinas de Dança (Sênior/Cigana/Sentada)
-
Jogos de Raciocínio
-
Atividade Física (ginástica)
-
Educação Física (jogos coletivos adaptados)
-
Roda de Viola
-
Apoio da equipe de enfermagem aos idosos
-
Serviço Social
-
Outros eventos (almoço – mês do idoso / baile de tradições gaúchas / concurso Mais Belo Idoso – Idosa / Dia da Mulher / Dia das Mães / Carnaval / festa junina / Dia dos Pais / Outubro Rosa / bingo / atividades de Natal)
SMCS / Foto Carlos Poly