Araucária

IPTU 2026 de Araucária já pode ser emitido online; primeira parcela vence em junho

Prefeitura adota modelo digital e não enviará carnê impresso neste ano

Os moradores de Araucária já podem acessar a guia de pagamento do IPTU 2026 de forma totalmente online. A Prefeitura informa que o vencimento da cota única ou da primeira parcela será no dia 10 de junho. Neste ano, o carnê não será entregue em formato impresso, reforçando a digitalização do serviço.

A emissão da guia deve ser feita pelo site oficial do município, onde o contribuinte encontra todas as informações sobre prazos, valores e opções de pagamento.

Formas de pagamento

O imposto pode ser quitado de duas maneiras:

  • À vista, com 10% de desconto, até o dia 10 de junho;
  • Parcelado em até 5 vezes, sem desconto, com vencimentos em:
    10/06, 10/07, 10/08, 10/09 e 13/10.

O pagamento pode ser realizado em instituições como Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Para quem não tem acesso à internet, a guia pode ser retirada presencialmente no Espaço Cidadão, localizado no Paço Municipal (Rua Pedro Druszcz, 111 – Centro). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

De acordo com a legislação municipal, pessoas com neoplasia maligna (câncer) podem solicitar a isenção do IPTU para o imóvel residencial, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Também é possível contestar o valor do imposto em casos de erro cadastral ou quando o imóvel for utilizado para atividade rural. O prazo para contestação segue até 10 de junho, por meio do site oficial.

Dúvidas

Os contribuintes podem buscar atendimento pelos canais:
📧 [email protected]
📞 (41) 3614-1711
📱 WhatsApp: (41) 99121-0086

A Prefeitura destaca que o novo modelo digital traz mais praticidade, agilidade e sustentabilidade para os cidadãos.

Andressa Siqueira

Formada em Administração e cursando Jornalismo, com forte interesse em diversas áreas da comunicação. Meu interesse pelo jornalismo me leva a explorar tanto o Jornalismo Tradicional quanto o Jornalismo Digital, com especial atenção para temas como Economia, Cultura, Investigação e Dados. Também me interesso por Empreendedorismo e Assessoria de Imprensa, buscando sempre maneiras de inovar na forma de comunicar.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.