Paraná

Matrículas para educação de jovens e adultos vão até sexta no Paraná

As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual terminam nesta sexta-feira (19) em todo o Paraná. Os interessados devem procurar um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) ou escola estadual que oferte a modalidade. A matrícula e as aulas são gratuitas.

Para ingressar na EJA no Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos completos e para a EJA no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos. É preciso levar original e fotocópia de documento de identificação.

O aluno pode construir uma grade curricular que melhor se adapte às suas possibilidades, selecionando disciplinas de acordo com a sua carga horária. Caso não tenha disponibilidade para assistir às aulas todos os dias, ele pode selecionar disciplinas com menos aulas semanais, como Arte e Educação Física, por exemplo.

O ensino fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o ensino médio em um ano e meio. É possível se matricular em até quatro disciplinas de cada vez:

Ensino Fundamental: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Como estudante matriculado na rede estadual de ensino, o aluno da EJA tem direito à alimentação escolar fornecida pelos estabelecimentos de ensino.

Aproveitamento

Para concluir seus estudos o aluno pode aproveitar os resultados do ensino regular que tenha cursado previamente com a apresentação de histórico escolar, assim como os Exames da EJA Online da Secretaria da Educação do Paraná, ou exames nacionais como o Encceja ou o Enem de anos anteriores a 2017.

Idade certa

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino voltada a quem não pôde concluir seus estudos na idade certa, por qualquer motivo, e agora deseja voltar à sala de aula e obter sua certificação. A metodologia e os materiais didáticos são específicos para melhor atender melhor esse público.

As aulas deste ano começam em 19 de fevereiro, na semana seguinte ao Carnaval.

Confira a lista de escolas que ofertam EJA.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.