
O Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 19,9 milhões para a construção de um novo colégio estadual no bairro Capela Velha, em Araucária. A licitação para a escolha da empreiteira responsável pela obra será aberta no dia 7 de abril, conforme edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).
A nova unidade, que receberá o nome de Colégio Estadual Jardim dos Pássaros, será construída em um terreno de 5.942,36 m², localizado na esquina das ruas Tucano e Sonia Bodziak. O espaço foi doado pela Prefeitura de Araucária ao Governo do Estado. O financiamento da obra vem de uma operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
🏗️ Estrutura moderna e inovadora
O projeto prevê uma área construída de 4.500 m², dividida em cinco blocos:
✔️ Bloco 1 – Área administrativa, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, sala de apoio, sanitários e foyer.
✔️ Bloco 2 – Salas de aula, sanitários e foyer.
✔️ Bloco 3 – Quadra coberta.
✔️ Bloco 4 – Refeitório, cozinha, áreas de serviço e sanitários.
✔️ Bloco 5 – Casa do permissionário (caseiro).
Além disso, a escola contará com sala de aula ao ar livre, pátios descobertos, terraços, bicicletário e estacionamento.
📅 Prazo de conclusão
A empreiteira vencedora terá um prazo de 360 dias para a conclusão da obra, sendo 120 dias para a elaboração e aprovação dos projetos e o restante para a execução.
De acordo com o Governo do Estado, a nova escola visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho do século 21, aproximando o ensino médio da educação profissional e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Paraná.











