Cidade

Jovens da Guarda Mirim de Araucária se mobilizam contra a violência doméstica

Ação conjunta com o Conselho da Comunidade divulga canais de denúncia e fortalece a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa

Na última quinta-feira (13), a Guarda Mirim de Araucária (GMI) e o Conselho da Comunidade uniram forças em uma ação de conscientização sobre a violência doméstica. A mobilização ocorreu em um semáforo no Jardim Iguaçu e teve o apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito. A iniciativa integra a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, que visa agilizar a resolução de casos de violência doméstica e fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

A assistente social do Conselho da Comunidade, Elaine Solochinski, destacou a importância de parcerias para ampliar o debate sobre a violência contra a mulher. “A violência doméstica é um problema social grave, que compromete a integridade física e emocional das vítimas, além de gerar impactos sociais e econômicos profundos”, afirmou.

Jovens em Ação

Os adolescentes da GMI receberam treinamento do Conselho da Comunidade e da Patrulha Maria da Penha para atuar na campanha. Ana Clara Nunes, de 14 anos, relatou que a experiência trouxe aprendizado e senso de responsabilidade. “Sabemos que muitas mulheres não denunciam por medo. Nossa ação incentiva que busquem ajuda e saiam do ciclo da violência”, comentou.

Já Eduarda Machado, também de 14 anos, afirmou que a participação na GMI mudou sua vida e se tornou motivo de orgulho para a família. “Sou monitora na GMI. Fui a primeira a me aproximar dessas atividades de guarda e polícia. Por causa de uma atividade que realizamos, até já decidi qual profissão quero seguir: quero ser advogada”, revelou.

Canais de Denúncia

Casos de violência doméstica podem ser denunciados pelos seguintes canais:

  • Delegacia da Mulher: (41) 3641-6033
  • Guarda Municipal: 153 (para flagrantes)
  • Patrulha Maria da Penha: (41) 3614-7575

Apoio às Mulheres

Araucária conta com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de Violência (CRAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social (SMAS). O CRAM oferece apoio e proteção às mulheres em situação de risco, bem como orientações sobre relações abusivas e direitos das mulheres. O CRAM está localizado na Rua Lourenço Jasiocha, nº 2273 – Centro. Telefone: (41) 3614-1507.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.