Paraná

Pela primeira vez, Paraná terá semana de conscientização sobre a depressão

Informar as pessoas sobre os perigos e sintomas da depressão. Este é o objetivo de uma lei sancionada em março no Paraná que institui uma semana especial de conscientização sobre a doença – a segunda semana do mês de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10.

A depressão, que também jé é conhecida como “mal do século”, pode ter sintomas variados, afetando diretamente o humor, o comportamento e causando problemas físicos, como fadiga e ganho ou perda de peso. Hoje, sabe-se que a doença mata uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo e mais comum do que se imagina, segundo o autor do projeto que se tornou lei, o médico e deputado Dr. Batista (PMN).

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, é uma das patologias que mais levam a óbito. É uma das que mais atingem a população, não só do Paraná, mas de todo país. Nós precisamos fazer o diagnóstico, fazer o tratamento”, explica.

Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado mostraram que 3% da população brasileira sofria com transtornos mentais severos e persistentes e 12% precisava de algum tipo de atendimento em saúde mental, sendo eventual ou contínuo.

Por causa dos dados alarmantes, o deputado, que também preside a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, elaborou a proposta de realizar uma semana dedicada à promoção de ações para alertar os paranaenses sobre a doença e o seu tratamento.

 

Mariana Ohde – Paraná Portal

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.