Dito e feito. A família de um Isanio de Oliveira da Silva, de 28 anos, que havia sido preso nesta sexta-feira (23), suspeito de matar um dos irmãos a facadas, alertou na Delegacia de São José dos Pinhais que ele poderia atacar de novo caso fosse solto. E foi exatamente o que ocorreu. Assim que saiu da delegacia, livre por decisão judicial, ele foi para casa e, segundo a família, ameaçou acertar os filhos pequenos com um pedaço de pau e uma faca. As crianças não chegaram a ser atingidas porque parentes e vizinhos impediram. Silva conseguiu fugir, mas foi preso em seguida.
O suspeito foi detido pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (23). Silva estava estava com duas facas, dentro de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Mesmo levado para a delegacia, familiares temiam que ele pudesse ser solto e chegaram a fazer um protesto, mas um mandado judicial autorizou a prisão preventiva.
Segundo a PM, Silva saiu da delegacia e foi para casa. Lá, chamou os filhos pequenos no portão e pediu para que buscassem o terceiro irmão, que estava dentro de casa. Foi quando uma vizinha viu o suspeito e começou a gritar. Segundo ela, Silva disse: “Eu vou matar vocês”. Ele correu carregando um pedaço de pau e a faca.
A esposa de Silva tem uma medida protetiva que deveria impedi-lo de se aproximar da família, o que não ocorreu.
Prisão na UPA
De acordo com o guarda municipal Tuono, Silva tentou fugir após a chegada da viatura na sexta-feira. “Conseguimos realizar a detenção e encontramos duas facas com ele. Verificando o sistema, percebemos de que se tratava deste homem que matou o irmão”, comentou.
Uma amiga da família, que conversou com a Banda B antes da autorização judicial para libertá-lo, comentou o preso chegou a ameaçar outras pessoas durante a semana. “Ele planejou tudo e precisa responder. Aqui mesmo na delegacia, ele disse que se sair, vai matar todo mundo”, lamentou.
Segundo os familiares, o detido tem histórico de agressões também contra o padrasto.
Crime
As agressões contra os irmãos aconteceram no começo da tarde da última segunda-feira (19). O crime aconteceu na casa da família, quando os irmãos mais novos voltavam do trabalho para almoçar. A vítima fatal chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu durante o atendimento das equipes do Siate.
Banda B – 24/11/2018