O número de ocorrências atendidas pelo Departamento de Ação e Prevenção (DAP) nas escolas municipais de Araucária caiu mais de 50% comparando dados de 2015, 2014 e 2013, no período de janeiro a maio. Foram 16 ocorrências atendidas neste ano, sendo que foram 57 no ano passado e 60 em 2013.
Esses dados podem ser reflexo do trabalho intensivo que está sendo realizado pelo Departamento de Ação e Prevenção, composto por guardas municipais da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Essa equipe atua nas escolas, trabalhando principalmente no combate ao uso de drogas e à violência.
Palestras, rondas escolares, teatro de fantoches, dinâmicas e muita informação são as principais ferramentas do Departamento de Ação de Prevenção. Um projeto novo, o “Aula Vaga”, tem chamado bastante a atenção dos adolescentes para temas do universo jovem e aproximado cada vez mais a Guarda Municipal à comunidade escolar.
“Essa redução das ocorrências ainda não sugere que a situação seja a ideal, temos ainda um desafio grande pela frente. Mas temos feito diversas ações educativas e temos percebido alguns resultados. Nossa presença tem sido constante e achamos que isso têm colaborado para termos resultados mais efetivos”, diz o coordenador do departamento, Krum.
SMCS