Araucária

Vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 09 de junho

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) foi prorrogada até o dia 09 de junho, visando alcançar a meta estabelecida de 90% do público-alvo vacinado. Até então, o prazo final estava previsto para essa sexta-feira (26). A vacina está disponível nas unidades básicas de Saúde do município.

Apesar da gratuidade, a vacinação de alguns grupos-alvo da campanha está abaixo da média em Araucária, como as crianças, com apenas 66% de pessoas vacinadas e as gestantes, com apenas 71%. No geral, o município alcançou 79,8% de pessoas vacinadas pertencentes ao público-alvo da campanha, 10% abaixo da meta estabelecida. Em nível nacional, os resultados também não foram satisfatórios, com apenas 60,5% de pessoas atingidas pela campanha de vacinação, conforme disponível no Sistema de Informação de Programa Nacional de Imunizações.

Iniciada no dia 17 de abril, a campanha tem como público-alvo (conforme orientação do Ministério da Saúde): idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde pública ou privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da rede pública ou privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas. Para esses grupos a vacinação é gratuita.

Eficácia – De extrema importância, a vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo como benefício uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza. A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.