Bem Estar e Saúde

Você sabe a diferença de um Psicólogo para um Psiquiatra?

Por Dra Ivana Coimbra Freire – Clinica São Vicente

Os Psicólogos e Psiquiatras são profissionais da área da saúde habilitados a tratar das questões psíquicas e mentais, ambos são preparados para realizar o processo de psicoterapia ajudando nas questões relacionadas aos transtornos mentais e comportamentais, cada profissional dentro das suas delimitações profissionais.

Psiquiatras: são os profissionais que possuem graduação em medicina e para a formação psiquiátrica é necessário passar por um período de residência médica na área de psiquiatria, que corresponde uma especialização para a área. Por terem formação médica os psiquiatras podem realizar tratamentos, prescrevendo medicamentos, provavelmente sendo esta a maior distinção entre psiquiatra e os psicólogos. 

É recomendado procurar um psiquiatra quando se observa mudanças de humor muito frequentes, problemas relacionados ao sono, dificuldade para se livrar de algum vício e transtornos emocionais muito graves. 

Psicólogos: são profissionais graduados em psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais, voltados para o controle de doenças que provocam as desordens psicológicas, mas no sentido estritamente emocional. O foco do profissional é utilizar técnicas que objetivam analisar o comportamento humano intervindo nos problemas emocionais, sejam de ordem comportamental ou mental e suas interações com o ambiente físico e social.

Promove a qualidade da saúde mental, por meio de terapias que conduzam o paciente à reflexão sobre as emoções e quanto elas influenciam seu comportamento. 

É indicada a busca de um profissional da psicologia quando perceber sintomas de medo, tristeza, ansiedade, angústia, raiva, desânimo, depressão com muita frequência e não perceber melhoras por algum tempo, quanto antes procurar ajuda psicológica melhor. 

O acompanhamento psicológico também ajuda na qualidade de vida como o autoconhecimento que nos permite saber quem somos, descobrindo qualidades, defeitos, medos, inseguranças e desejos. O acompanhamento psicológico ajuda a trabalhar a inteligência emocional para a tomada de decisões no dia a dia, melhorando a qualidade de vida, sendo mais organizados, comprometidos, autoestima, relacionamentos interpessoais e saúde mental. 

Dra Ivana Coimbra Freire
CRP 08/04.554
Psicologia Adulto e Adolescente

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.