Esta semana os alunos da Escola Municipal Professora Maria Saliba Torres de Araucária estão acompanhando as palestras que os profissionais do Departamento de Ação e Prevenção (DAP), da Guarda Municipal, estão realizando sobre valores morais. Do 1° ao 9° ano, todos estão participando das atividades, mesmo que com dinâmicas e abordagens diferentes.
Os alunos menores acompanham as reflexões por meio de teatro de fantoches e os mais velhos discutem sobre questões mais complexas, em uma brincadeira sobre uma viagem sem volta e quais itens levariam entre: sentimentos, pessoas e coisas.
“O nosso foco é a prevenção. Se estas crianças têm os valores fortalecidos e conseguem fixar bem os conceitos trabalhados, mais para frente elas saberão utilizá-los de maneira adequada. Se alguém oferece droga para ela, por exemplo, ela vai saber o que levar em consideração e poderá fazer as escolhas certas”, explica a guarda Rocha.
A professora do 4° ano, Sirlene de Souza, acha interessante a proposta. “Apesar de trabalharmos também essas questões na escola, é diferente de um guarda vir e conversar com eles. Os alunos têm um respeito maior, ouvem com mais atenção e absorvem de maneira diferente”, conclui.
Sobre o DAP
O Departamento de Ação e Prevenção, da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), realiza diversas atividades relacionadas principalmente à prevenção à violência e ao uso indevido de substâncias psicoativas no município. Além de patrulhas no entorno das escolas, a equipe, formada por guardas municipais, faz palestras abordando diversos temas que possam auxiliar na formação dos alunos como cidadãos.
As temáticas trabalhadas podem variar conforme o pedido das unidades de ensino e idade das turmas, mas geralmente discorrem sobre: consequências do uso de drogas, responsabilidade do adolescente diante do Estatuto da Criança e do Adolescente, combate ao bullying, igualdade de gêneros, civismo, cultura da paz, valores morais, enfrentamento à violência doméstica e prevenção de gravidez na adolescência. Além disso, os guardas desenvolvem atividades visando estimular a continuidade dos jovens na vida acadêmica, ressaltando a importância do acompanhamento dos pais na vida acadêmica dos filhos e aproximação da comunidade escolar.
Nos últimos três anos, o DAP já realizou mais de 3400 palestras e visitas na escolas, alcançando quase 24 mil crianças, adolescentes, profissionais da área de educação e familiares dos escolares.
SMCS / Foto Carlos Poly