A Prefeitura de Araucária está preparando a licitação para compra de uniformes e equipamentos para os guardas municipais e agentes de segurança, que deverá ser aberta nos próximos dias. O prefeito Olizandro Ferreira já assinou a solicitação para abertura do processo e deverá ser publicada nos próximos dias no diário oficial do município. Há R$882.128,75 de verba disponível para essa etapa de estruturação da Secretaria de Segurança.
São 164 guardas municipais e 120 agentes de segurança na cidade, sendo que cada profissional deverá receber dois kits de uniformes completos. O uniforme vem com uma camisa, calça, camiseta, jaqueta, boina, biriba para colocar o nome dos profissionais, colete, botina/coturno, cinto de guarnição, porta-algema, porta-tonfa, porta-arma, dentre outros. A compra inclui ainda equipamentos de trabalho como: algemas, tonfas e distintivos.
Além da aquisição conter o uniforme, que é uma importante ferramenta de identificação visual dos guardas e dos agentes de segurança perante à comunidade, os equipamentos ajudam na execução dos trabalhos diários desses profissionais, contribuindo para que a população receba um trabalho melhor estruturado e para a segurança do próprio funcionário que está exercendo a função.
“Um profissional bem estruturado, bem equipado, se sente mais seguro para realizar seu trabalho de maneira mais altiva. É com satisfação que temos conseguido essas conquistas para eles”, relata a secretária municipal de Segurança Pública, Rita Aparecida de Oliveira.
Departamentos
Os uniformes da guarda que estão sendo adquiridos são para todos os departamentos da instituição, incluindo Defesa Civil, Guarda Ambiental, Centro de Controle de Operações (setor que monitora as câmeras de segurança), Grupo de Apoio Tático, Grupo de Apoio Tático em Motos, Canil e Departamento de Ação e Prevenção.
Mais estrutura
Além dessa licitação dos uniformes, outro procedimento administrativo também está sendo preparado para trazer melhores condições de trabalho à Guarda Municipal. Está prevista a aquisição de 50 novas pistolas, 121 coletes balísticos, munição e aluguel de mais seis viaturas.
SMCS