O boletim da gripe, divulgado nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirma quatro novas mortes pela doença no Paraná. Uma delas se refere a uma idosa de 73 anos, moradora de Curitiba.
Segundo o levantamento, as mortes subiram nesta semana de 83 para 87. Além da morte na capital, um homem de 56 anos morreu em Guarapuava, uma mulher de 65 anos foi vítima em Morretes e um homem de 48 anos faleceu em Foz do Iguaçu.
A rede pública de saúde tem à disposição o antiviral com Fosfato de Oseltamivir. O medicamento é fornecido gratuitamente nas unidades de saúde mediante receita médica.
“A gripe não é uma doença simples como muitos consideram. A influenza pode provocar complicações, como a pneumonia, principalmente nas faixas etárias extremas, ou seja, crianças e idosos. Na terceira idade, além da imunidade baixa, a gripe pode se associar a outras doenças”, explica o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes.
Prevenção
O alerta vale também para as medidas preventivas que devem ser tomadas por toda a população. Entre os principais cuidados para diminuir o risco de contaminação está a higienização das mãos com água e sabão, principalmente antes de consumir algum alimento, sendo recomendável complementar o processo com aplicação de álcool gel a 70º”, destaca Lopes.
Outras medidas também ajudam a evitar a disseminação do vírus como, cobrir nariz e boca com dobra do braço ao espirrar ou tossir; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter ambientes bem ventilados e adotar hábitos saudáveis de alimentação, além da ingestão de líquidos.