
O governo brasileiro formalizou na última segunda-feira (7) uma parceria estratégica com a China para viabilizar um dos maiores projetos logísticos da América do Sul: uma ferrovia transcontinental que ligará o oceano Atlântico, no litoral da Bahia, ao oceano Pacífico, no porto de Chancay, no Peru.
O acordo foi firmado entre a estatal Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e o Instituto de Planejamento da China Railway, dando início à fase técnica do empreendimento. Com cerca de 4.500 quilômetros de extensão, o traçado da ferrovia está previsto para atravessar sete estados brasileiros, indo de Ilhéus (BA) até Rio Branco (AC), antes de cruzar a Cordilheira dos Andes em direção à costa peruana.
O projeto prevê integração com ferrovias brasileiras em andamento, como a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), além de interligações com rodovias e hidrovias no trecho peruano.
A nova ferrovia tem potencial para transformar a logística continental, oferecendo uma alternativa ao escoamento de produtos brasileiros para a Ásia e fortalecendo os laços comerciais entre os países. Trata-se de um marco na infraestrutura regional, que pode impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração sul-americana.