Paraná

Campanha de multivacinação começa no Paraná

A Campanha de Multivacinação 2016 começa nesta segunda-feira, 19, e vai até o dia 30 com o objetivo de resgatar não vacinados ou completar esquemas de imunização. São 14 tipos de vacinas que fazem parte do esquema vacinal de crianças menores de 5 anos e entre 9 de 14 anos. No Paraná, serão mais de 2 mil salas de vacina em funcionamento.

“Os pais devem ficar atentos e levar os filhos que fazem parte do público-alvo da campanha até a Unidade de Saúde mais próxima para completar a carteirinha de vacinação. Queremos aumentar cada vez mais a adesão à campanha e reduzir as doenças imunopreveníveis no Paraná”, disse o coordenador estadual de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde, João Luís Crivellaro.

No próximo sábado (24), dia D da campanha, as Unidades de Saúde em 394 municípios estarão abertas. De acordo com o coordenador, é importante levar a caderneta de vacinação, mas mesmo sem ela as vacinas serão aplicadas. Também é necessário portar um documento de identificação da criança.

Segundo Crivellaro, a caderneta de vacinação é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo o momento. Pais e responsáveis devem ser incentivados a trazerem a caderneta de vacinação para uma avaliação criteriosa da situação vacinal.

ADOLESCENTES – Diferente dos outros anos, a campanha de 2016 abrange também os adolescentes. “Além da resistência dos adolescentes a se vacinarem, muitas vezes os pais acreditam que quem está nesta idade já não precisa mais tomar vacina e acabam não incentivando os filhos”, alerta Crivellaro.

O alerta maior é para a vacina de HPV, que previne o câncer de colo do útero. Todas as meninas de 9 a 13 anos devem receber duas doses com o intervalo de seis meses entre as aplicações. Além dessa, também fazem parte da campanha as vacinas dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP (poliomelite injetável), VOP (poliomelite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

DENGUE – Os municípios de Paranaguá e Assaí, que estão vacinando pessoas a partir de 9 anos contra a dengue, devem ter um cuidado especial. As crianças que foram imunizadas devem respeitar um intervalo de 30 dias para uma nova vacina.

 

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.