Araucária

Chegaram mais 4200 doses de vacina contra gripe em Araucária

A Secretaria Estadual de Saúde liberou mais um lote de vacinas contra gripe para Araucária. As 4200 doses já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e podem ser obtidas pela população incluída no grupo prioritário que precisa atingir 80% da meta de vacinação: crianças entre 6 meses e com menos de 5 anos, idosos (pessoas a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres em período pós-parto (até 45 dias).

Das 22.312 pessoas do grupo prioritário, mais de 15 mil já receberam as doses, o que equivale a 63% da população-alvo. Os pacientes com doenças crônicas também podem obter a vacina gratuitamente, sendo que 4698 já foram vacinados na cidade (essas doses não contabilizam na meta de 80% a ser atingida).

A menor adesão à campanha de vacinação até o momento tem sido do grupo de gestantes, das 1848 mulheres desse grupo, apenas 821 procuraram pelas doses, cerca de 44% desse público. Já foram vacinadas mais de 61% das crianças, 75% dos trabalhadores da saúde, 78% dos idosos e 82% das mulheres em período do pós-parto. A campanha de vacinação segue até o próximo dia 20 de maio. As doses protegem contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B.

Por que as gestantes devem se vacinar?

As gestantes já ficam com a capacidade respiratória um pouco reduzida e quando pegam a H1N1 possuem um risco maior de complicações e de morte do que o restante da população. “As gestantes e os cardiopatas têm tido o maior número de mortes pela H1N1. Não existe contraindicação alguma para que elas tomem a vacina do início até o final da gestação. Mesmo que a paciente já tenha tomado a vacina, se tiver sintomas de gripe deve procurar imediatamente um médico, pois a vacina pode demorar algumas semanas para conferir imunidade”, ressalta o diretor do Departamento de Atenção Especializada, Dr. Luciano Sankari.

Cuidados de prevenção devem ser mantidos

Mesmo quem tenha tomado a vacina deve manter a prática dos cuidados que ajudam a prevenir a H1N1. Essas medidas ajudam a prevenir muitas outras doenças infectocontagiosas:

– Lavar as mãos frequentemente, e, principalmente: antes de se alimentar, após ir ao banheiro, após andar de ônibus ou passar por locais com grande circulação de pessoas;
– Deixar os ambientes bem arejados;
– Usar lenço de papel ou o cotovelo para cobrir a boca ao tossir ou espirrar;
– Ingerir bastante líquido – água ou chás;
– Não compartilhar copos, alimentos, toalhas ou outros objetos de uso pessoal.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.