Araucária

“Colaborar” com a coleta clandestina de recicláveis pode resultar em descarte irregular de lixo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) faz um alerta aos moradores: cada vez que um morador “permite” (de maneira intencional ou não) que coletores clandestinos recolham os materiais recicláveis das casas ele pode estar colaborando para o descarte irregular de lixo nas vias e terrenos da cidade. Cuidar para que os materiais recicláveis sejam recolhidos pela coleta oficial, além de beneficiar o meio ambiente, também contribui para a geração de renda por meio do projeto social realizado com catadores cadastrados do município.

Nesta quarta-feira (10), a SMMA está coordenando um trabalho para recolher aproximadamente 7 toneladas de lixo que foram descartados irregularmente próximo à via na região do Conjunto Uirapuru. De acordo com a Secretaria, é muito provável que o lixo descartado no local seja sobra de material coletado por catador clandestino.O morador de Araucária pode ajudar a combater essa prática irregular se informando sobre o horário da coleta de recicláveis na rua de sua residência e colocando o lixo apenas minutos antes de o caminhão passar. Quem não sabe o horário aproximado da coleta pode se informar telefonando para o número (41) 3614-7480.

O mesmo número de telefone serve também para receber denúncias de descarte irregular de lixo em outros locais da cidade. O morador precisa dar o máximo de detalhes que possam identificar o responsável pela prática, que sofrerá as sanções previstas. Pode ser informando a placa do veículo ou tirando fotos, por exemplo. No caso de flagrante do descarte, é possível acionar a equipe de Meio Ambiente (em horário comercial e via telefone já citado) ou então a Guarda Municipal (telefone 153).

Reciclagem – Todos os dias, caminhões de coleta de recicláveis chegam ao Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis, em Araucária, onde catadores cadastrados aguardam os materiais. Eles são responsáveis pela separação dos materiais recicláveis que serão destinados para venda e para gerar renda para eles. Separar o lixo comum (que vai para aterro sanitário) dos materiais recicláveis é pensar no meio ambiente, mas é também apoiar o projeto social realizado com esses catadores. Em Araucária, a coleta seletiva é feita duas vezes por semana na região central e uma vez nos bairros.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.