Bem Estar e Saúde

Bem Estar e Saúde – ESCOLIOSE: SAIBA COMO IDENTIFICAR E TRATAR

Por Dr Paulo Ricardo FabeneOrtopedia e Traumatologia – Clinica São Vicente Araucária

O que é Escoliose?

A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente. Cerca de 3% das pessoas possuem escoliose.

Quais são as causas da escoliose?

Em crianças e adolescentes, existem diferentes tipos de escoliose, como as Escolioses Congênitas, as Neuromusculares e as Idiopáticas. De longe, o tipo mais comum é a Escoliose “idiopática”, cujas causas não podem ser devidamente identificadas. Escoliose idiopática ocorre em crianças em qualquer idade, mas a maioria dos casos inicia entre dez anos e ao final do crescimento.

O que fazer para melhorar a escoliose?

Os únicos métodos de tratamento, comprovados cientificamente , efetivos para a escoliose idiopática, são os coletes e a cirurgia. Não há evidência na literatura médica, até o presente momento, que a fisioterapia, estimulação elétrica, quiropraxia ou qualquer outra opção de tratamento tenha qualquer impacto na correção da escoliose, ou seja, nenhum destes métodos diminuem o grau de angulação da curva.

O que pode piorar a escoliose?

A piora da Escoliose depende de fatores próprios do paciente. Sabemos que o sexo feminino, a imaturidade, adolescentes em pré-menarca, tipo e o grau da curvatura influenciam na gravidade da doença. Fatores externos, como carregamento de peso nas costas (como por exemplo mochilas), traumas, sedentarismo, má-postura ou alimentação não influenciam na piora do quadro.

Quais os sinais ou sintomas da escoliose?

Entre os sinais  e sintomas de escoliose, podemos destacar: ombros e quadris assimétricos, sendo que um lado é mais alto do que o outro; cintura e costelas que parecem ser desviadas para um dos lados do corpo; mamilos em alturas diferentes;
é possível ver as escápulas de apenas um dos lados do corpo e até mesmo desconforto muscular.

Escoliose causa dores ?

Geralmente a Escoliose não causa dores nos pacientes, apenas em casos onde apresenta-se com escoliose grave ou avançada, podendo gerar desconforto , dores ou contraturas musculares. Importante salientar que a Escoliose não causa sintomas radiculares, ou seja, dores que irradiam para região anterior do tórax ou para os membros inferiores

Quais opções de tratamento?

A escoliose tem controle e quanto mais cedo ela for diagnosticada no paciente, especialmente em períodos como a pré-adolescência, melhores as chances de recuperação do paciente.

Existe a cirurgia da escoliose que busca corrigir a coluna do paciente por meio de equipamentos de tração cirurgia, além do uso de coletes que ajudam na manutenção de uma boa postura.

Existem também exercícios para escoliose, que devem ser realizados por um fisioterapeuta com o objetivo de aliviar o desconforto do paciente além de seu aspecto estético.

Quando devo procurar um médico?

Deve procurar um Ortopedista , preferencialmente na área de Cirurgia da Coluna Vertebral,  para avaliação e triagem  em casos de pacientes com histórico familiar de Escoliose ou na suspeita clínica, como assimetrias em ombros, coluna vertebral ou quadris.

Dr Paulo Ricardo Fabene
CRM 31.856
Ortopedia e Traumatologia
Especialista em Coluna Adulto e Infantil

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.