Araucária

Cores definirão prioridade no atendimento na UPA e PAI

A partir de 15 de fevereiro, Araucária passa a adotar o Protocolo de Manchester na Unidade de Pronto Atendimento do Planalto (UPA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI). O sistema classifica os usuários dessas unidades e dá prioridade no atendimento a quem realmente mais precisa. A classificação (por cores) será feita por profissionais de nível superior da unidade (médico ou enfermeiro). Com o protocolo, a intenção é melhorar a qualidade do atendimento, priorizando as situações com maior urgência.

A classificação de risco é realizada por prioridade através das cores: vermelho (emergência – atendimento imediato), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não urgente). O Protocolo de Manchester é um instrumento utilizado e reconhecido no mundo todo e padroniza a forma de atendimento a situações de urgência e emergência conferindo maior segurança e agilidade aos usuários. Na prática, chegar primeiro a uma unidade de urgência e emergência não necessariamente garante ser atendido primeiro já que há casos que precisam de um atendimento prioritário. De acordo com a queixa ou sinal apresentado, os pacientes serão identificados com pulseiras de cores correspondentes a um dos cinco níveis estabelecidos no sistema de classificação desenvolvido na cidade inglesa de Manchester.

O protocolo de Manchester é um instrumento mundialmente aceito para triagem de pacientes em unidades de emergência, foi criado na Inglaterra e validado em estudos no Brasil. O governo federal prevê que seja utilizado em todas as UPAs um sistema de classificação de risco, sendo este um pré-requisito para qualificação do serviço junto ao Ministério da Saúde. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiências terão preferência garantida dentro de cada nível de prioridade.

É sempre bom lembrar que atendimentos/acompanhamentos de problemas crônicos (doenças de pele, hipertensão, artrite…) são realizados por profissionais nas unidades básicas de Saúde. O usuário só deve procurar a UPA ou o PAI para situações em que o atendimento deve ser feito o quanto antes, quando há complicações ou riscos imediatos.

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.