A campanha de vacinação contra poliomielite deste ano inicia no sábado, dia 15 de agosto. Nesta data as unidades de saúde da área urbana de Araucária estarão abertas das 8 às 17h. Leve seu filho com idade entre 6 meses e que ainda não tenha completado 5 anos, juntamente com a carteira de imunização, para que além dessa dose, todas as outras vacinas possam ser colocadas em dia.
Após o Dia D, todas as unidades básicas de saúde (inclusive as da área rural) estarão vacinando as crianças durante o horário normal de funcionamento de cada unidade até o dia 31 de agosto. No entanto, é recomendável que a criança seja vacinada na abertura da campanha, pois assim os profissionais estarão focados apenas nessa tarefa.
A meta de Araucária é vacinar quase 9 mil crianças. “É importante salientar que infelizmente existem países onde a paralisia infantil ainda faz muitas vítimas. Por isso, é importante que todas as crianças sejam vacinadas contra essa doença e aproveitem para iniciar ou completar esquemas vacinais atrasados”, orienta a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Leoni Machado.
Sobre a paralisia infantil
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que pode causar paralisia e até mesmo óbito. A doença é transmitida por um vírus, que entra pela boca, é carregado pelas fezes e por gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
Locais que estarão vacinando no dia 15, em Araucária
1. Centro de Saúde São José – Tupy;
2. Centro de Saúde Alceu do Vale Fernandes – Costeira;
3. Centro de Saúde Shangrilá;
4. Centro de Saúde Santa Mônica;
5. Centro de Saúde Araucária – CSA;
6. Centro de Saúde Dom Inácio Krause – Boqueirão;
7. Centro de Saúde São Francisco – CSU;
8. Centro de Saúde Sílvio Skraba – Industrial;
9. Centro de Saúde Valmir Herves – Califórnia;
10. Centro de Saúde Francisco Belinowski – Pe. Chico;
11. Centro de Saúde Nª Srª de Fátima – Vila Angélica;
12. Posto Rodoviário – na Rodovia do Xisto.