Um passeio ciclístico marcou o “Dia Mundial Sem Carro”, em Curitiba, na manhã deste domingo (22). Mais de 500 ciclistas participaram do evento, que começou ás 9 horas, em frente à superintendência da PRF, na esquina da Linha Verde com a Avenida das Torres.
Promovido pela A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná (SinPRF-PR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o evento, além de mostrar os benefícios da bicicleta, também quis ressaltar a importância da vida no trânsito.
O passeio faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. A tônica da campanha, segundo Ismael de Oliveira, superintendente da PRF aqui do Paraná, é “No Trânsito, o sentido é a vida”. “Queremos destacar que, indiferente o valor do seu bem – como tênis de caminhada, a bicicleta ou o carro – o bem supremo é a vida”, disse Oliveira, também ao falar da comemoração de 91 anos da PRF.
“O percurso é feito para mostrar que o trânsito é um local de paz e valorização a vida. Além disso, estamos completando 91 anos no sentido de preservar, resgatar, valorizar e salvar vidas”, ressaltou.
A partir das 10 horas, os participantes percorreram cerca de 7,6 quilômetros, pelos bairros Prado Velho, Rebouças e Jardim Botânico. Com escolta e equipe de resgate, o passeio terminará no estacionamento do supermercado BIG Torres, onde haverá oficinas temáticas de educação para o trânsito, exposição de viaturas e equipamentos da PRF e sorteio de brindes.
Benefícios
A bicicleta, além de não poluir o meio ambiente, também traz benefícios para a saúde e para o bolso, pois é um meio de transporte acessível.
O motorista Mozart Calixto dos Santos, de 58 anos, fez um transplante de rim há 10 anos e conta que com a bicicleta ele ganhou qualidade de vida. “Perdi 26 kg depois que comecei a pedalar. Hoje tenho qualidade de vida com o ciclismo. Felicidade em poder estar aqui neste evento”, afirmou.
Doações de alimentos
As entidades organizadoras pediram aos participantes do passeio ciclístico que levassem um quilo de alimento não perecível ou um produto de higiene e limpeza.
Os itens arrecadados serão doados à APACN, entidade que atende crianças e adolescentes com câncer em Curitiba. A entidade também aceita doações de variedades especiais de leite em pó, usados na dieta de alguns pacientes.
Banda B