Brasil

Dor na coluna? Saiba onde estão as origens

Quem tem dores nas costas deve ficar atento ao modo como costuma estar sentado da maneira correta. Essa consciência deve estar presente, por exemplo, no momento de sentar-se no carro, no sofá, cadeira de casa e no trabalho. Pode parecer uma prática irrelevante e de pouco costume, porém, este pequeno detalhe que não faz parte do dia a dia de muita gente, pode acarretar em sérios problemas na coluna.
Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde, de 2014, aproximadamente 27 milhões de brasileiros adultos sofrem de alguma doença de coluna, sendo que, as dores na lombar são as mais frequentes.
Bruno Côrtes, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna, Regional RJ, neurocirurgião e responsável pela clínica Coluna, dá algumas dicas para manter sempre uma postura correta. “A pessoa que passa muito tempo sentada deverá levantar-se em tempos regulares e se alongar”, ressalta o especialista.
O profissional alerta ainda para a necessidade de que a pessoa sempre esteja consciente da postura. “Também deverá estar sempre atenta se seu tronco está ereto e não encurvado. A pessoa deve ter o hábito de se policiar nas posturas, que começam a piorar principalmente quando o cansaço chega”, revela.
Para casos de dores nas costas e problemas de coluna, também existe a possibilidade de tratamento via máquinas de tração. Neste sentido a máquina canadense da marca SpineMed, a qual já existe no Brasil, demonstra ser uma alternativa bastante eficaz, visto que 86% das pessoas tratadas com esse equipamento no mundo apresentam melhorias bastante significativas.
Cortês ainda revela que, banco do carro ou cadeira, por exemplo, são alguns dos maus hábitos praticados pelas pessoas no dia a dia e ressalta que o tronco precisa ficar na curvatura de 90º C ao sentar-se nesses lugares. O médico completa que sentar de forma incorreta faz com que a pessoa provoque um vício de postura na qual a coluna pode acostumar, mesmo que seja de forma errada.

Cuidados com a coluna

Compense os efeitos da gravidade
A maioria dos adultos passa o dia todo andando, sentado ou de pé. A gravidade causa uma sobrecarga aos músculos, ligamentos e discos intervertebrais da região lombar. Levando a uma das causas mais comuns de dores lombares: a compressão discal. Uma solução é optar por deitar-se quando possível.

Faça aquecimento
Existem inúmeras maneiras de eliminar a dor lombar sozinho. Porém, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar.
Não apenas antes dos exercícios, mas sempre! Jardinagem, atividades domésticas, carregar objetos pesados e trabalhar comumente causam dores lombares.

Faça um alongamento lombar
Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado.

Faça exercícios para a lombar
Faça exercícios específicos para aumentar a força de sustentação lombar. Isso inclui exercícios para o centro de força, ou seja, abdômen, períneo e diafragma.

Se a dor persistir procure ajuda
Existem inúmeras maneiras de eliminar a dor lombar sozinho. Porém, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar.

Sentado
Quando sentar não cruze as pernas. Mantenha os ombros levemente para trás, afaste os pés na mesma altura do quadril e procure manter os joelhos levemente acima da altura do quadril. Os pés devem sempre estar apoiados

Não espere a dor aumentar
É mais fácil eliminar a dor lombar quando ela é tratada no estágio inicial. A maioria das pessoas espera até que não consiga mais se mover, ou que a dor comece a irradiar para as pernas.
O primeiro passo para aliviar a dor não é tratar músculos ou articulações. Mas sim identificar a causa que gerou a dor lombar. Como a má postura ou movimentos executados diariamente de forma incorreta.
Para obter resultados de longa duração é necessário eliminar as causas e os sintomas da dor. Métodos como a acupuntura e a osteopatia e exercícios, como o pilates, acompanhado de um instrutor, ajudam a eliminá-los.
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.