
Moradores de Valinhos têm recebido falsos e-mails de cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), de acordo com a prefeitura. O Executivo emitiu um alerta sobre o caso anteontem, em comunicado à imprensa.
As mensagens apontam que o contribuinte está com o pagamento em atraso.
No entanto, a Secretaria da Fazenda destacou que não efetua nenhum tipo de cobrança de impostos ou taxas de serviço por e-mail.
“A orientação é para as pessoas desconsiderarem a cobrança e não abrirem o link para emissão do boleto, que também pode ser vírus”, informou.
Um dos moradores levou cópia do e-mail que recebeu à prefeitura. O assunto diz: “3º Aviso de Notificação IPTU em atraso”.
No corpo da mensagem, há um link para emissão de boleto para pagamento de IPTU e também a seguinte frase: “Decreto Nº 25.053/2012, que dispõe sobre o pagamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU)”. O suposto golpista finaliza o e-mail com “Atenciosamente, Prefeitura Municipal”, sem mencionar a cidade.
“O referido decreto é da Prefeitura de Araucária (PR) e trata sobre cobrança do IPTU, o que pode confundir o munícipe”, informou o Executivo.
As pessoas que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos telefones 3849-8033 ou 3849-8021.
REDAÇÃO ARAUCÁRIA NO AR COM PORTAL TODO DIA