Motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana desmarcaram o indicativo de greve após uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) na tarde desta quinta-feira (18). Membros do Sindimoc, que representa a categoria, se reuniram por pouco mais de uma hora com representantes das empresas do transporte público, para negociar com as empresas a readmissão dos oito sindicalistas demitidos.
Segundo o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a greve foi cancelada. “Atingimos nosso objetivo que era a garantia que nenhum dirigente sindical será mandado embora até o próximo dia 29, quando teremos mais uma reunião”, afirma.
O indicativo de greve tinha sido aprovado em assembleias de motoristas e cobradores em 17 garagens de empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba após o sindicato denunciar que oito funcionários, eleitos dirigentes sindicais, foram demitidos sem justa causa nos últimos meses e a paralisação seria um protesto contra o assédio moral.
Uma nova reunião no MPT está marcada para o dia 29 de junho para que o impasse entre empresas e funcionários seja resolvido sem prejudicar o transporte. Também como parte do acordo, foi criado um procedimento por parte do MPT, chamado Promo (Procedimento Promocional). Esse procedimento é voltado a resolução de conflitos, sendo aberto por iniciativa dos procuradores do Trabalho. Fica permanentemente aberto e deve servir para tratar todos os pontos de conflito entre trabalhadores e empresas do setor.
Nesse procedimento os trabalhadores, por meio do Sindimoc, podem fazer denúncias de problemas, iniciando imediatamente pela demissão irregular dos dirigentes sindicais, e elas terão que ser resolvidas. “Colocamos os empresários na mesa de negociação. Até então, eles não atendiam o sindicato. Agora estão comprometidos com essa agenda permanente de negociação, até a solução do problema”, disse Anderson Teixeira.
Na reunião, representantes dos empresários também se comprometeram a suspender qualquer nova demissão de dirigente sindical durante as conversações.