Araucária

‘Invernico’ antecede o fim do horário de verão

O fim do feriado de Carnaval foi com baixas temperaturas em parte do Paraná. Ontem, em Curitiba, as máximas ficaram abaixo dos 20ºC e devem se repetir hoje. No sábado, à meia-noite, acaba o horário de verão, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora, retornando às 23 horas. O frio fora de época é provocado pela grande cobertura de nuvens e a presença de uma massa mais fria.
Hoje, novamente a Capital deve ter muitas nuvens desde a manhã e assim ficar ao longo do dia. Amamhã, o clima fica ameno e o sol aparece entre nuvens. A partir do sábado, as temperaturas voltam a subir, e as pancadas de chuva também devem dar as caras. As máximas vairam entre 25 e 26 graus no fim de semana.
Horário
O horário de verão começou no dia 15 de outubro de 2017 no Paraná e mais nove estados e no Distrito Federal. Mas pode ter sido o último. O governo federal vai discutir a eficácia do horário na semana que vem. Se ficar comprovado que a alteração do horário não traz mais economia significativa ao sistema, ele pode ser cancelado.
Históricamente é verificada uma pequena redução no consumo da energia – estimada em 0,5%, equivalente apenas à redução na utilização de lâmpadas no início da noite. Mas, a diluição do pico de consumo no fim da tarde contribui para evitar que as tarifas fiquem mais caras, já que previnem sobrecargas no sistema elétrico e o consequente acionamento de usinas térmicas.
Além do Paraná, o horário de verão vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

 

BEM PARANÁ

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.