Paraná

Linha Verde: A obra que nunca acaba!

A demora nas obras do trecho da Linha Verde Norte entre o Viaduto do Tarumã e o Atuba não é o único motivo de desgaste entre quem utiliza diariamente a BR-116. Muitos motoristas acreditam que, mesmo quando tudo for concluído, os pontos de lentidão no trânsito em horários de pico serão inevitáveis.

É o caso do empresário Thiago Fadel, que cruza o trecho pelo menos três vezes por dia. “Utilizaram vários recursos que não fazem sentido, como o viaduto na altura da Rua Leopoldo Belczak, que tem pouco movimento”, exemplifica. “Já nos locais que deveriam deixar o trânsito fluir, eles colocam semáforos, como o do viaduto da Avenida das Torres, que tem escada pra pedestres. E o resultado dessa trava chega até aqui”.

Enquanto fica com o carro parado na Linha Verde, Thiago recorre ao celular. “Se não fossem os aplicativos, nem sei o que faria pra passar o tempo nessa parte do caminho”. Dependendo do horário, ele perde até uma hora a mais na travessia, por conta do congestionamento.

Trabalhando em uma oficina de lataria e pintura, o motorista Denis de Araújo trocou o endereço residencial pra ficar mais perto do trabalho. “Nos últimos anos passei a ficar mais duas horas na empresa, porque pra chegar até o Água Verde, era indiferente sair às 18h ou 20h”, explica. O vendedor José Henrique Garcia, 42 anos, acrescenta que mesmo as ruas marginais, como a José Oliveira Franco, não dão mais opção pra fugir do congestionamento na Linha Verde. “Simplesmente para tudo na BR-116 e ao redor”.

Obras em etapas

O trecho entre o Viaduto do Tarumã e o Atuba pertence a lotes diferentes no cronograma de obras da prefeitura. Os 3,39 quilômetros que abrangem a Avenida Victor Ferreira do Amaral e o Conjunto Solar, no Bacacheri, integram o lote 3.1, que já conta com edital e aguarda a liberação da ordem de serviço do Ministério das Cidades pra início das obras. Já o viaduto da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, é parte do lote 3.2, que está em processo licitatório. O lote 4, por sua vez, que segue do Conjunto Solar até o Atuba, ainda aguarda parecer da Caixa.

 

Paraná Online

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.