O Mutirão de Saúde Animal Bicho da Gente realizado pela Prefeitura no último sábado (16) no bairro Iguatemi foi um sucesso. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), cerca de 300 cães foram microchipados. No entanto, o número de animais que foram atendidos é superior ao número da microchipagem que é obrigatória apenas para os cachorros.
Alunos do curso de veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná participaram do mutirão aplicando vacinas e realizando uma consulta geral para analisar as condições de saúde dos animais, os que precisaram ser medicados receberam, em alguns casos, gratuitamente a medicação. Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses também colaboraram fazendo a desverminação dos gatos e cães.
Este mutirão fez parte das ações do Programa Bicho da Gente. O projeto tem como objetivo diminuir a quantidade de cães nas ruas da cidade através do estimulo da guarda responsável. Nesse sentido, a microchipagem é a principal ferramenta para evitar o abandono e, por isso, está sendo feita gratuitamente e é obrigatória para todos os cães da área urbana do município. Segundo a SMMA, há aproximadamente 30 mil cachorros em Araucária, entre domiciliados e cães de rua. Desde o lançamento do programa 1 mil já foram microchipados.
A secretaria realiza toda segunda-feira em sua sede a microchipagem dos cães e ainda promove semanalmente em vários bairros da cidade seguindo calendário que pode ser conferido aqui:Cronograma Bicho da Gente junho-julho .
Crédito Fotos: Victor Lovato