Apesar da chuva que caiu principalmente no domingo (15), as fumaças dos incêndios florestais que atingem o Brasil avançam pelo Paraná e causam piora significativa na qualidade do ar nesta quarta-feira (18). Imagens de satélite divulgadas pelo Sistema Meteorológico Simepar mostram o estado coberto por uma névoa branca.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o vento segue transportando as fumaças de outras regiões do Brasil e de países vizinhos.
“Nas próximas horas haverá ingresso de fumaça. A melhoria foi momentânea. Com isso, a qualidade do ar vai piorar no Paraná, porque continua esse fluxo de fumaça vindo de outras regiões e países”, afirmou o meteorologista.
Ainda de acordo com o meteorologista, a tendência de melhora significativa é apenas para a semana que vem, após chuvas que devem cair a partir de sábado no Paraná. “Os ventos não são favoráveis, mas a previsão de chuva para sexta e sábado em todo o Paraná pode trazer uma melhora na qualidade do ar. Até lá, continua todo esse fluxo de fumaça”, concluiu.
Nosso Dia