ParanáSaúde

Mesmo com o tempo mais frio, vacinação contra a febre amarela precisa continuar

É comum que em períodos mais frios haja uma preocupação maior com a transmissão da gripe (influenza) e, por consequência, ameaças como a febre amarela sejam deixadas de lado. O alerta se faz necessário: os moradores de Araucária não estão procurando [o quanto deveriam] as unidades básicas de saúde para a vacinação gratuita contra a febre amarela, uma doença transmitida por mosquito e que pode matar. O vírus da febre amarela já foi registrado na vizinha São José dos Pinhais. Para o vírus chegar a Araucária pode ser uma questão de tempo e, quanto mais pessoas estiverem vacinadas menor a chance de ocorrerem casos e mortes. A preocupação maior é com os adultos de até 59 anos. Uma dose da vacina garante proteção para a vida toda. Quem já tomou não precisa se preocupar.

Todas as unidades básicas de saúde de Araucária estão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira. As senhas da sala de vacinação estão sendo entregues das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural. As pessoas que moram/trabalham na zona rural devem ter atenção especial já que o risco é maior em regiões de mata; incluindo aquelas que buscam cachoeiras e trilhas aos fins de semana. A vacina precisa de 10 dias para garantir proteção completa.

O período de maior ocorrência de transmissão da doença é entre dezembro e maio quando fatores ambientais (como o aumento de chuvas e de temperatura) propiciam o aumento da quantidade dos vetores (mosquitos). Febre de início súbito (maior que 37,8°C), dor de cabeça, mal estar, calafrios, tonturas, dor lombar podem ser sinais de várias doenças, inclusive da febre amarela. Por isso é muito importante que o morador vá a uma unidade de saúde caso apresente os sintomas.

Exceções – Pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Bebês menores de 9 meses, pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia, transplantados são exemplos de algumas das situações em que a vacina não é indicada. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.

Orientações – Assim como os humanos, os macacos também podem ser vítimas da febre amarela. A morte de macacos, como vem ocorrendo em São José dos Pinhais, é um sinal de que o vírus da febre amarela pode estar circulando na região. Por isso, é importante o morador comunicar os órgãos de saúde da existência de macacos mortos (Ouvidoria da Saúde 0800-6437744). A colaboração dos moradores é fundamental para que as equipes de saúde avaliem se há risco ou não da doença na área.

 

Prefeitura de Araucária 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.