
A área rural de Araucária tem recebido atenção especial da Guarda Municipal de Araucária (GMA) desde o começo do mês de fevereiro, quando as rondas na região foram intensificadas e ganharam reforço nas equipes. De acordo com a GMA, os atendimentos preventivos têm reduzido a necessidade de atividades repressivas e diminuíram o registro de ocorrências. Em cada plantão na área rural, uma viatura percorre em média 180km, o que ficou mais fácil as novas pavimentações no interior. Os moradores têm agradecido os patrulhamentos.
Ao sul, na região do Tietê, a moradora Solange Rebinski, de 42 anos, conta que fica mais tranquila ao sair para trabalhar na cidade e deixar seus pais no interior. “Com a presença constante da GMA sei que qualquer coisa que meus pais precisem, estarão amparados. Já precisamos acionar a Guarda uma vez e fomos muito bem atendidos. Recentemente tudo anda mais tranquilo, minha prima que tem loja perto da igreja e meu tio que tem mercado têm elogiado bastante”, relata Solange.
Mais ao centro da área rural, no Camundá, a família Waenga, que produz flores de várias espécies, é outra que elogia a atuação. “Sempre vejo a mesma dupla passar na estrada principal, às vezes param no salão da igreja. É muito bom porque amedronta quem tiver má intenção, ajuda a cuidar e prevenir bagunça também”, comenta o produtor Silvestre Waenga. Sua esposa, dona Lídia, reforça o agradecimento. “Assim como a área urbana, também precisamos de quem olhe por nós. Ganhamos uma atenção especial” complementa a aposentada, que já foi diretora do colégio de Guajuvira.
Segundo a GMA, para melhorar a segurança na área rural, nenhum ponto da cidade foi privado de atendimento. Houve apenas uma reorganização e otimização das escalas, atendendo todo o município de maneira mais efetiva, dando atenção necessária para o limite da cidade com outros municípios, prédios públicos, bairros e centro da cidade. Em cada plantão, uma equipe comandará todas as operações, que contará com apoio de no mínimo 11 viaturas e 6 motos para atender toda a cidade.